Saturday, April 18, 2015

Run All Night

A cooperação entre o realizador espanhol Collet-Serra e Liam Neeson, tem-se tornado permanentemente na sustentação do primeiro em Hollywood e na manutenção de um estilo de carreira no segundo. Dai que este filme seja muito natural na filmiografia dos dois, contudo ao contrario das anteriores duas colaboraçoes o resultado foi ligeiramente diferente, criticamente o filme conseguiu passar incolme a uma critica normalmente negativa, e comercialmente ficou longe dos melhores registos de Neeson como actor de acção.
Sobre o filme, e incrivel a forma como a carreira de Neeson tem se tornado do mais monotona que há memoria. Numa altura em que tudo parecia que o actor iria ter um final de carreira mais forte eis que Taken o transformou num duro heroi de acçao que coleciona filme com argumentos e historias muito semelhantes. Este filme e mais uma delas que no futuro será apenas uma parte de muitos filmes praticamente indiferenciaveis.
Se este e o pior filme deles, provavelmente não, não que o argumento ou a complexidade da historia seja muito diferente, porque não é, mas acima de tudo porque a realização e mais arriscada principalmente na forma com que opta bem pela caracterizaçao espacial numa especie de google maps de nova iorque a unica real inovaçao que o filme tras relativamente aos demais.
De resto o tipico filme de acçao previsivel, com um ritmo interessante e pouco mais a registar, desde o inicio que sabemos como o filme vai acabar, o climax parece não existir, a congruencia narrativa e simples porque não tenta entrar dentro do mundo de cada personagem, resultado um filme serie B de jogo do gato e do rato e muitas mortes e tiros, no mais basico que nos deu ao longo dos anos o simples cinema de acçao de baixa qualidade.
A historia fala de um assassino a mando de um gang poderoso, que se vira contra o seu lider apos matar o filho deste para proteger o seu o que vai lançar uma caça ao homem pela noite dentro nas ruas de nova iorque.
O argumento e igual aos ultimos quatro anos do cinema de Neeson que poderia ser o de Statham, poucos dados novos, pouco dialogo, personagens esteriotipadas e pior que isso muita previsibilidade em guiões muitos filmes tem adoptado pela mesma base mudando ao de leve apenas os contextos, este é apenas mais um.
Na realizaçao Serra inovou relativamente aos seus dois ultimos filmes, aqui temos uma realizaçao diferente mais dinamica mais propria de um realizador que deveria adoptar por alguma maior assinatura, pena e que os argumentos não nos mostrem um realizador mais europeu.
No cast pouco ou nada a destacar Neeson com mais uma personagem indiferenciavel as restantes nos ultimos anos, continuando a alimentar a sensação se uma facilitismo exagerado na sua carreira e Ed Harris em final de carreira que aproveita a hipotese de aparecer em filmes que permitam que a mesma não desapareça

O melhor – Alguns apontamentos de realizaçao de Serra.

O pior – Os ultimos anos da carreira de Neeson serem recheados de filmes basicamente iguais.


Avaliação - C

No comments: