Pode um filme com um
elenco brilhante, um realizador conhecido, e muitos meios se tornar
rapidamente e logo em Janeiro de um ano, o mais claro floop desse
mesmo ano. A resposta deveria ser é quase impossivel mas este
Mortdcai tornou-se isso mesmo, um autentico desastre em todos os
sentidos, e se criticamente em face da forma como o filme foi lançado
ate poderia ser indiferente, o floop rotundo comercial do filme, foi
um problema principalmente quando se investe 60 milhoes e tem como
retorno 7.
Mas o que falha em
Mortdcai, quase tudo, desde logo uma historia com uma humor
discutivel, quase britanico, ter os meios e os efeitos de um
blockbuster, e cheio de estrelas, ou seja este e o filme que ate
poderia ser um objecto creativo peculiar nas maos de um independente
mas que e um autentico disparato quando pensado para massas e aqui o
filme falha em toda a linha. O segundo filme e ser um filme
claramente construido a volta das singularidades do seu protagonista
que no fundo não nos tras nada que já não tenhamos visto noutros
filmes do mesmo o que em termos de novidade faz este filme não
existir.
O segundo ponto que
falha no filme e a sua confusão, e o facto da linhagem narrativa na
sua essencia não existir, alias todo o filme parece um conjunto de
situaçoes mais preocupadas em pequenos promenores do que na força
do filme em si, com um corpo narrativo diminuto e muitas vezes sem
sentido, isto num filme com tanto gasto e com um argumentista de
renome na realizaçao torna tudo um desastre ainda maior.
E certo que nem tudo e
pessimo neste filme a realizaçao e a cor do filme tem promenores
interessantes mas que se dilui por completo no facto do filme
narrativamente ser um desastre megalomano, e mesmo algumas boas
interpretaçoes e outras curiosas apenas consegues salvar um desastre
anunciado.
O filme fala de um
negociante de arte muito excentrico que se ve envolvido no misterio
de um desaparecimento de um quadro no momento em que o tem que
encontrar para por cobro a uma divida que vai por em causa a
sustentabilidade do seu modo de vida e da sua familia.
O argumento e um
desastre completo, desde logo nas personagens nos dialogos, no humor
discutivel e quase sempre em sub rendimento, na forma como da
protagonismo ao acessorio em deterimento de apostar numa linhagem
central forte que fosse o alicerce para tudo o resto, e um autentido
disparate.
Koepp fora do argumento
tem na sua realização o lado menos mau do filme, alguns bons
apontamentos com cor, boa criaçao de paisagens risco em algumas
opçoes, pena e que tudo seja o suporte para um argumento tao fraco
que nada o poderia salvar.
No cast Depp e peculiar
e gosta de o ser, mas esta no momento para ser mais que isso, e não
colecionar figuras iguais com caracterizaçao diferente, que já
começa a ser saturante, penso que aqui atingiu o seu ponto de
rutura. Ao seu lado encontramos os inexistentes Paltrow, e Mcgregor,
e o melhor de todos Bettany, com uma interpretaçao e uma personagem
que mereciam outro filme.
O melhor – Paul
Bettany e o seu personagem.
O pior – O argumento
Avaliação - C-
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