Thursday, June 12, 2014

Rio 2

Em ano de Mundial onde o Rio de Janeiro e o brasil estarão em destaque seria pouco inteligente de a Fox não apostasse numa sequela do seu filme Rio para trazer de novo o Brasil ao centro do palco. Pois bem como industria inteligente que e aqui surgiu o segundo filme com resultados principalmente criticos bem diferentes com avaliaçoes mediano negativas longe dos sucessos que a produtora já conseguiu inclusive com o priemeiro filme da saga. Comercialmente mesmo não sendo o produto mae da produtora em termos de animaçao o resultado foi consistente e podera fazer esperar um terceiro filme quem sabe para 2016 em ano de jogos olimpicos.
Sobre o filme podemos e devemos sempre comparar aquilo que o primeiro filme nos trouxe e aquilo que este nos da e claramente estamos perante um filme muito menos, e deve-se essencialmente a dois vectores desde logo o contexto a amazonia e muito mais ampla e menos padronizada do que o Rio dai que a curiosidade e a perfeiçao descritiva do primeiro filme perde-se em longo plano deste filme, que torna todos os espaços comuns mas ao mesmo tempo não os liga a qualquer espaço.
Por outro lado a narrativa e o humor utilizado já não e suficientemente inovador a historia dos maus a quererem destruir a natureza e já um cliche mesmo nos filmes de animaçao dai que em moratoria sempre um ponto de destaque em filmes de animaçao principalmente de grande estudio não so e repetitiva como demasiado directa, o que por si torna o filme demasiado semelhante a muitos outros que já foram efectuados com o mesmo registo por exemplo a saga madagascar.
O ultimo ponto que por outro lado parece estar exagerado e o excesso de musica o que já tinha sido efectuado no primeiro filme mas que aqui ganha particular destaque dando a que o filme dure mais vinte minutos do que o necessario e corte o ritmo do filme nesses instantes. Tudo somado temos talvez um dos piores filmes de animaçao de grande estudio que há memoria, mas provavelemente esperamos por melhores momentos da saga ou que pelo menos esta melhore caso regresse.
A historia fala da ida de Blu e Jewell para amazonia junto da sua familia de forma a tentar encontrar outroa passaros da sua especia, ai encontram-no novamente em risco já que um emepresario tem como objectivo cortar arvores a acabar com o perfeito habitat para estes.
O argumento e pobre no guiao na narrativa, no pouco ou quase choco humor utilizado, nas personagens vagas e mesmo nos argumentos morais que já observamos bem mais trabalhado noutros filmes, cai na repetiçao, mesmo assim salvaguarda-se os elementos brasileiros e as definiçoes da cultura daquele pais.
A realizaçao e de grande produçao e isso nota-se na facilidade com que caracteriza não so o brasil, mas diferentes cidades brasileiras, de resto o que de melhor estamos habituados numa produçao de uma das tres grandes.
A chuva de estrelas no cast normalmente apaga alguma fraqueza de guiao e aqui e caso disso, Eisenberg e uma optima escolha como Blu, Anne parece encaixar no lado feminino mas e por sua vez Foxx e Mars que brilham mais principalmente porque os momentos musicais assim o permitem.

O melhor – Os primeiros dez minutos de uma volta ao brasil

O pior – A falta de inovaçao de um guiao cansado e inumeras vezes repetido


Avaliação - C-

No comments: