Sunday, June 01, 2014

Captain America: The WInter Soldeir

Sempre os super herois foi um fetiche de hollywood principalmente depois da evoluçao de meios permitir filmes mais condizentes com as origens de cada um. E o que a Marvel esta a conseguir fazer em termos de dimensao e algo absolutamente grandioso com diversos filmes inteligados que tem a sua maior expressao em vingadores. Este ano foi ano de Capitao America e o seu segundo filme, lançado fora de epoca alta os resultados foram aceitaveis no seguimento do que já obtera o seu primeiro filme, e obvio que não e a mais valia da Marvel, mas os resultados por si não deixam ficar mal todo o investimento, criticamente passou com nota positiva o que e sempre um bom prenuncio para o filme.
Sobre o filme podemos dizer que o seu primordio não foi propriamente o filme mais conseguido da saga em nenhum sentido, dai que rapidamente se consegue concluir que este filme esta mais relacionado com aquilo que realmente os filmes e a uniao nos vingadores pede de cada um dos seus herois, desde logo em termos de um argmento mais denso, nem sempre o melhor mas neste caso fornece a maturidade que faltava ao filme anterior, mas por outro lado torda tudo muito crescido demais o que para um super heroi sem a graça e o humor o torna demasiado quadrado.
E esse e o grande mal desta saga relativamente as anteriores a falta de uma força interna que o torne por si so uma mais valia, se Thor obteve isso com o paradigma de Loki aqui existe muitas tentativas de o tornar mais forte a presença de Scarlett e a sua viuva negra, a criaçao de Falcon ou ser mesmo o filme onde Nick Fury tem mais atençao, mas isso parece sempre insuficiente de tornar o filme e mesmo o heroi ao nivel dos seus colegas vingadores.
Ou seja temos um competente filme de açao com muita intriga, mas não temos um grande filme, que para perdurar o longo periodo de duração se salva de interminaveis sequencias de troca de tiros, absolutamente infindaveis e mesmo em termos de meios de produçao parece longe daquilo que outros filmes e principalmente vingadores conseguiram. Mesmo assim aprece sensado dizer que o filme cumpre a sua parte.-
A hsitoria segue a adaptaçao de capitao america nos nossos dias, aqui ve uma ameaça concretizada contre Nick Fury por em causa a Shield e desde logo os principios que o prendem a actualidade com a ajuda da viuva negra tentara encontrar resposta para as intrigas que podereao denunciar a organizaçao que julgava ser o garante da segurança mundial.
Em termos de argumento pensamos que a atençao foi em dar uma historia e uma intriga forte, intensa, mas perde outros valores que sao sempre benvidnos no cinema de heroi o humor e um filme mais direcionado para todas as idades, continua a sofrer da falta de carisma do seu heroi.
Na realizaçao um estreante em filmes com este poder, já que a sua grande obra tinha sido uma comedia familiar, aqui não enche medidas, principalmente por não deixar marca nenhuma a um filme com meios para deixar a orientaçao do realizador se fazer notar.
Por fim no cast já aqui disse muitas vezes que Evans tem culpa na forma cinzenta com que Capitao America foi criada principalmente pelas suas limitações limitarem tambem o protagonista, e desde ai todos ficam limitados, Johansson, Jackson e tambem Redford numa surpreendente presença mas que a determinada fase da carreira da lhe pelo menos visibilidade.

O melhor – Ser um dos mais densos em termos de intriga

O pior – A limitação de Evans faz o filme ser algo cinzento




Avaliação - C+

No comments: