Sunday, June 08, 2014

Anna

Cada vez mais os cineastas espanhois são respeitados e tem o apoio pelo menos das ligações de produtoras europeias aos EUA, pois bem o ano passado mais um conseguiu que o seu projecto tivesse distribuição e contribuiçao de actores amercanos foi Jorge Dorado. Contudo nem sempre os resultados sao os melhores este Anna passou com mediania na sempre complicada critica, e comercialmente a pouca distribuiçao nao permitiu que o filme obtivesse o sucesso que outros realizadores espanhois ja conseguiram.
Sobre o filme podemos dizer que é daqueles projectos com algumas pontas muito interessantes principalmente tendo em conta ser a estreia de um realizador, como a ideia, a forma com que o filme se introduz, a originalidade de um principio, e alguns pontos que demonstram amadorismo, a preocupaçao no happy ending pouco condizente com o que o filme nos dá, o excesso de pistas para um final no minimo previsivel, pese embora o filme tente sempre fugir desse lado, e um remisturar de definiçoes finais que nao e salutar para analise final do filme, que durante os primeiros vinte minutos prometia bem mais.
Mesmo assim devenos salientar alguns pontos do filme, os dialogos e o jogo escondido entre as personagens centrais a quimica entre ambas com a indefiniçao que a trama pede, sao o segredo e a maior virtude do filme, pelo lado negativo o seu obtuso e confuso final, com a tentativa de dar tantas respostas acaba por misturar a conclusao o filme.
Ou seja temos um filme de avaliaçao media que contudo nao deixa de abrir algumas expectativas para o proximo filme do seu realizador porque parece aqui ter materia para evoluir e se tornar com simplicidade uma figura do suspense um genero nos ultimos anos abandonado para facil de se gostar.
A historia fala de um detetive de memorias que tenta perceber o comportamento de uma teenager anti social com um passado manchado de incognitas do seu comportamento, a sua proximidade a paciente vai conduzir a tentativa de procurar justificaçoes para situaçoes que vao ocorrendo.
O argumento tem uma ideia interessante e inicialmente e bem potenciado, com personagens interessantes principalmente a de Anna que da possibilidade de grandes dialogos sempre com esta personagem no epicentro, pena nao conseguir aguentar o suspense no que diz respeito ao final que acaba por ser previsivel.
A realizaçao temo bons momentos, existe uma forma de realizar que nao sendo vistosa tem cunho proprio, principalmente nos grandes planos e slowmotions.
No cast a mais nova do cla Farmiga demonstra a qualidade e intensidade da sua irma e domina o filme, Strong demonstra que e um excelente actor que consegue jogar no lado do vilao mas tambem no outro lado, e a quem deveria se dar mais atençao.

O melhor - Os dialogos entre as personagens centrais

O pior - A precupaçao de finalizar com todos os pontos

Avaliação - C+

No comments: