Wednesday, July 30, 2025

Smurfs

 Depois de diversas tentativas de rentabilizar a passagem dos Smurfs ao cinema eis que surge mais uma, agora quase so em animaçao, com o ponto comercial de trazer Rhianna como personagem central e musical desta nova abordagem de verão. O problema e que logo apos as visualizações se percebeu que a critica iria novamente recusar o filme como ja tinha feito nos anteriores. Comercialmente as coisas tambem nao correram bem, com resultados muito aquem do esperado, principalmente tendo em conta o facto de ser um filme de verão para crianças.

Sobre o filme podemos dizer que o mesmo é mais do mesmo, cor, momentos musicais, valor moral pouco substantivo e uma serie de segmentos sem grande ligação, sem grande curiosidade nem grande piada. Ou seja e um daqueles filmes iguais aos anteriores, algo goofy, e com dificuldade em dar alguma assinatura propria, com exceçao de dois minutos dimensionais em que o filme tem alguma originalidade.

Nota-se que o unico ponto novo que o filme tem para entregar acaba por ser Rhianna e as suas musicas, de resto a historia poderia ser igual a dos filmes anteriores, a abordagem tecnica e de produtora simples mas sem risco, e a ideia que Smurfs tem uma valor comercial nos dia de hoje e discutivel.

Ou seja mais uma tentativa totalmente irrevelante de tornar SMurfs relevantes no mundo do cinema, fica sempre a ideia que passar de um ligeiro liveaction para animaçao em maioria e uma redenção e o filme acaba por comercialmente também não conseguir alterar o percurso descendente dos seus antecessores sem nunca serem sequelas umas das outras.

A historia tras nos o grupo de smurfs que tem de tentar resgatar o papa smurf de um vilão que tenta encontrar e ficar na posse de quatro livros magicos para controlar o mundo e acabar com o bem, mas o grupo azul unira forças para o impedir.

O argumento e o de sempre, o bem contra o mal, o espirito de união e algumas frases de auto ajuda. Pouco ou nenhum risco comico, na abordagem na personagem, não existe espaço para muito mais, mas isto e o minimo

Na realizaçao Miller tem um percurso com alguns sucessos na animação mas nao tem estado no seu ritmo mais elevado. Aqui joga com a cor e com os meios produtivos maiores mas nada mais. E uma tarefa de um filme que nao e propriamente referencia.

No cast de vozes apenas conheço o lado musical de Rhianna ja que vi a versão dobrada, dai nada poder analisar.


O melhor - Os tres minutos dimensionais


O pior - A falta de risco de um filme com alguns pos comerciais e nada mais


Avaliação - D+

No comments: