Saturday, July 12, 2025

Heads of State

 John Cena tem sido uma figura recorrente em algumas das apostas das aplicações se Streaming e este ano surge agora na aposta maior da Prime em termos de cinema, como presidente dos EUA, ex-ator junto de Idris Elba numa cimeia americana inglesa. O filme acabou por estrear com criticas mediana, dentro do expectavel para um filme marcadamente comercial. Do ponto de vista comercial, pese embora uma cada vez maior expansão da Prime e dificil perceber o sucesso concreto dos seus projetos.

Sobre o filme temos a tipica comedia de ação com duas figuras distintas, que se juntam por um bem comum, com a diferença que interpretam presidente dos EUA e primeiro ministro do Reino Unido. O filme acaba por ser simples nos procedimentos criando uma intriga internacional que obriga a dupla a serem herois de açao mais do que propriamente os lideres dos paises.

Em termos de efeitos o filme nao e brilhante, arrisca muito, e facilmente se percebe que a contingência de custos conduziu a maior parte das cenas abusem com pouco realismo do CGI e o filme acaba por ser um pouco amador neste particular. Tambem humoristicamente parece sempre que a maior parte das piadas fica a meio caminho ou pelo resultado moderado. Fica a sensação que o filme quer uma linha sem risco, mas isso torna-o claramente cinzento.

Um filme curioso pela base narrativa que tem dificuldade em crescer nos pontos que quer ter. Nota-se que e uma grande produçao mas nunca consegue ser eficaz em termos de realismo de ação e muito menos consegue o ser no lado da comedia de companheiros. Fica a sensação que cumpre o proposito do entertenimento pela mediania completa, longe dos melhores filmes do genero.

O filme fala do presidente dos EUA, um antigo heroi de hollywood e um rigido primeiro ministro britanico que tem que unir esforços em termos de resistência a um grupo terrorista com um interesse de intriga muito maior.

O argumento do filme tenta ser comico e intrigante, nao conseguindo na realidade ser efetivo em nenhum dos pontos. Mesmo assim e sempre um filme mais comico do que outra coisa qualquer, embora as tentativas de ser engraçado sejam claramente superiores aos resultados efetivos no genero.

Na realizaçao Naishuller tem um estilo proprio de açao e por vezes tras ao filme a espaços, nos seus melhores momentos como os rapidos flashbacks, de resto o filme normalmente náo usa bem o digital e fica a sensação que os momentos melhores sao os parentisese e menos o filme em si. Ja vi melhor dele.

No cast Cena e o que todos conhecemos um misto de heroi de ação e comico moderado, sendo mais do mesmo, Elba sente-se muitos mais perdido no genero, retirando a intensidade onde melhor funciona. Nota-se que está bem mais a vontade no lado comico. O resto dos secundarios apenas dao nome ao filme.


O melhor - A intriga simples de um filme com pouca ambiçao

O pior - A graça do filme nao funciona maioritariamente


Avaliação - C

No comments: