Saturday, July 26, 2025

Megan 2.0

 Três anos depois de o terror tecnologico de M3gan ter surpreendido logo na primeira semana não so a critica mas também a vertente comercial sempre adormecida em Janeiro, eis que surge a sua sequela, com mas mediatismo, em pleno verão com os mesmos ingredientes. Mas a ideia que por vezes o sucesso de um filme deve ser o primeiro ponto para pensarmos em fazer o segundo esta claramente vertido neste segundo filme, ja que criticamente a mediania ultrapassou as boas avaliações do primeiro filme e comercialmente ir para a piscina dos grandes pode levar a afundar e os resultados deste segundo filme foram claramente rudimentares.

Sobre o filme podemos dizer que o terror psicologico do primeiro filme deu lugar a um filme de ação de espionagem entre empresas tecnlogicas que querem dominar o mundo, e os pontos onde o filme poderia funcionar como a claustrofobia da presença dissipam-se numa guerra de intrigas e lutas entre bonecos sem grande sentido ainda para mais quando o filme tem duas horas de coisa nenhuma, num filme que em muitos momentos nos faz pensar desistir.

Temos as mesmas personagens, mas em fases diferentes, fica a sensação que M3gan nunca e realmente o perigo, fica a noção do que o primeiro filme nos cria agora uma relação positiva desvirtua em muito o que vimos no primeiro filme e isso nao e propriamente inteligente tendo em conta o sucesso do mesmo. Ainda para mais quando a roupagem nova acaba por ser inconsequente mas acima de tudo mal articulada.

Uma das piores sequelas dos ultimos anos, principalmente comparado com o lado surpreendente do primeiro filme, colecionando os mesmos atores, a mudança de genero para um blockbuster de verão não encaixou, e o filme andou a deriva duas horas para perceber o que queria ser, nunca tendo encontrado qualquer espaço e nenhuma forma de se tornar revelante, num dos filmes mais frustrantes do ano.

O filme muda o registo, desta vez Megan tem de ser reativada para tentar por cobro as intenções de um novo modelo militar fora de controlo com objetivos desconhecidos mas que podem colocar em questão a sobrevivencia da sociedade como os conhecemos.

O argumento do filme é confuso, tem ideias novas, muda o genero, mas perde a essencia e acima de tudo o que funcionou melhor no primeiro filme sobrando ideias soltas, mal articuladas com dificuldade de impressionar como ação e nunca conseguindo qualquer impacto de terror, um desastre ideologico.

Na realizaçao temos Johnstone a repetir o leme o que fica dificil de perceber porque o que melhor conseguiu na tensão psicologica do primeiro filme desapareceu por completo nesta abordagem mais comercial, sem risco, numa ação de serie b pouco ou nada interessante.

No cast temos um cast proximo do primeiro filme que não consegue nunca aproveitar as personagens que funcionaram no rpimeiro filme com extensoes pouco desenvolvidas nas mesmas. Certo e que a carreira dos envolvidos nao evoluiu com o sucesso do primeiro filme e a presença neste filme era necessaria comercialmente, mas pouco mais


O melhor - Megan tem ironia

O pior - A mudança de genero e um tiro no pe


Avaliação - D

No comments: