Friday, July 11, 2025

The Old Guard 2

 Em pleno Covid a Netflix lançou um filme sobre um grupo de novos herois imortais ao longo do tempo, com um elenco de luxo, mas mais que isso com uma produçao com diversos elementos de topo. Eis que cinco anos depois surge a sua invevitavel sequela, ainda para mais porque o primeiro filme teve boas criticas que conduziram a este segundo episodio. No plano critico os resultados foram muito inferior com avaliaçoes mais medianas. Em termos comerciais verão ferias e netflix normalmente levam a resultados interessantes.

Sobre o filme podemos começar por dizer que o primeiro filme e um de desgaste rapido, ate podemos gostar de ver mas rapidamente esquecemos dele o que nao e propriamente um excelente pressuposto para fazer uma sequela funcionar, ja que tudo parece demasiado longe e o filme nao parte desse ponto de partida que faz com que os personagens, sejam numa primeira fase desconhecidos.

A intriga acaba por ser pouco densa, conseguimos gostar de alguns momentos de alguns personagens, que encontram esse espaço em cenas isoladas mas percebe se rapidamente que vai ser um filme passagem provavelmente para um terceiro episodio. Em filmes baseado em comic muitas vezes isso acontece e aqui isso acaba por ser claro, perdendo o filme fulgor de ser significativo em muitos momentos.

Assim surge um filme ponte que se calhar vai necessitar de varias pontes no futuro. Se calhar o pior resultado critico pode deixar o filme a meio, mas e quase inevitavel. Este tipo de projetos sao arriscados porque fica sempre a noçao que o filme tem medo de nao resultar, e aqui nas mais variadas areas de avaliaçao nao resulta.

A historia segue o grupo do primeiro filme agora em luta com um regresso do passado depois de diversos anos debaixo de agua e com desejo de vingança, mas percebe-se que acaba por ser um arma de resposta por alguem com objetivos maiores.

O problema do filme parte do primeiro filme mas acaba por ser a narrativa pausada, sem grande novidade deste filme. Nao tem propriamente humor, e uma passagem que leva a que fique muito pouco em concreto na historia deste segundo capitulo que ficara sempre refem do que vem depois.

Na realizaçao existiu mudança de comandante, Mahoney vem da televisao, em muitas colaboraçoes com aplicaçoes de streaming e acaba por nao conseguir encaixar propriamente a grandiosidade de um filme de açao de verão. Temos lutas, diversas localizações mas pouco mais e quase nenhum risco na abordagem.

No cast temos os mesmos elementos, eu penso ser redutor esta Charlize vinda da açao pura e com pouca interpretaçao, mas tem sido o seu caminho atual, o mais facil. Nos secundarios uma serie de elementos de segunda linha com uma Uma Thurman estilo Kill Bill que tem esse interesse e pouco mais.


O melhor - O filme arrisca pouco no que diz respeito a novidade do primeiro filme.


O pior - Um declarado e exagerado filme ponte


Avaliação - C-

No comments: