Sunday, July 20, 2025

Ballerina

 


John Wick entrou de fininho mas tornou-se rapidamente nos dos maiores herois de ação dos ultimos anos do cinema, por um mundo criado onde existe poucas palavras, muita ação e um final repetido em que o heroi mata toda a gente. Apostado em rentabilizar o produto eis que surge uma nova personagem, desta vez mulher com o mesmo tipo de personagem e filme. Criticamente as coisas nao correram tao bem como o ultimo John Wick, comercialmente tambem nao ficando a ideia que sem Reeves ao leme as coisas ao no minimo diferentes.

Sobre o filme eu confesso que no inicio o filme estranha, uma introduçao muito longa, que nao e propriamente novidade, mas fica adormecido muito tempo um filme que se espera ir rapidamente para a ligaçao do que ja conhecemos. Dai que e nessa primeira meia hora que o filme menos funciona desde logo porque se percebe que o filme nao vai ter propriamente muitos elementos na sua historia, mas acima de tudo porque percebemos que a açao nunca mais chega.

Quando chega a açao o filme esta mais confortavel no que diz respeito a forma como o filme começa a criar sequencias longas, lutas fortes, mortes curiosas e levar o espetador para dentro do filme. Claro que fica longe do que Wick faz como ninguém, desde logo porque ANa de Armas nao e Reeves e depois porque Wick ja leva tres filmes antes.

Por tudo isto e dificil perceber este filme sem Wick, fica a sensação que a personagem central deveria ser trabalhada para alem da sua vingança, mas isso era tirar ao franchising o seu estilo particular. Fica a sensação que e uma roupagem de genero e pouco mais. Nao sei se vao se reunir, ams principalmente na ligação com a perosnagem central tinha de existir muito mais trabalho.

A historia segue uma jovem que apos ver o pai ser assassinado por um grupo desconhecido, cresce como bailarina e assassina profissional e tenta procurar os motivos pelos quais o seu pai foi morto.

O argumento como todos os filmes de John Wick e escasso, basicamente sao elementos para potenciar as sequencias de açao. A ligaçao com a personagem central e completamente inexistente e o filme fica sempre algo vazio nesta vertente de historia.

Na realizaçao temos Wiseman um realizador que nunca foi propriamente muito eficaz nos seus projetos com um filme que acaba por ja ter algum conceito critico num realizador pouco regular e acaba por o filme ir mais de encontro ao realizador do que o conceito de John Wick. Curto.

No cast Ana de Armas vai de menos a mais em termos de heroina de açao, mas nao e onde se sente mais confortavel. Reeves surge para resgatar o conceito do filme, mas fica a sensação que e curto, muito a procura de momentos curtos mas poucas personagens.


O melhor - Algumas sequencias de luta


O pior - Vazio narrativo principalmente na ligação com o filme de base


Avaliação - C

No comments: