Wednesday, January 18, 2023

RRR

 O cinema indiano foi durante anos dominador dentro de um cinema de massas que foi-se diluindo nas ultimas decadas do ultimo seculo. Agora tentando recuperar o seu esplandor, com apostas produtivas elevadas e com grande exploração comercial, teve neste RRR um regresso ao sucesso internacional quase incompreensivel que o tornou no filme internacional mais famoso e reconhecido do ano e tornou-o no mais que provavel vencedor do oscar da categoria, no regresso ao sucesso do cinema indiano, ainda que não seja neste caso Bollywood.

Sobre o filme eu confesso que é daqueles filmes que nos deixa sem palavras e nem sempre pelas melhores razões. Parece que o primeiro objetivo do realizador e fazer algo grandioso a todos os niveis, e se no plano do tempo o filme consegue resistir bem as tres horas de duração em termos esteticos e um exagero pensado de slow motion FF e acima de tudo muitos efeitos digitais explorados ate a exaustão mas que dão um filme pelo menos insistente neste registo que funciona.

Em termos narrativos e uma novela de baixa qualidade sendo que essa novela de baixa qualidade fica também presente na qualidade dos seus interpretes, que torna tudo tão mau, que ate parece deliberado para fazer sentir o filme como pensado para ser assim. Contudo em face do investimento parece que não seria o objetivo e isso do ponto de vista de comedia deu algum sucesso ao filme.

Por tudo isto fica a sensação que o filme e trabalhado, mas é amador, e isso tudo faz com que se possa odiar o filme, ou gostar, mas não e um filme de sensaçoes mistas mesmo que isto tudo organizado resulta num filme estranho, estapafurdio, esteticamente interessante, mas um festival de folclore de gosto discutivel.

A historia segue dois amigos que acabam por ter ambições diferentes em lados opostos da barricada em face do imperio ingles que leva a um confronto muito maior do que as ligações, numa batalha de dois super herois com convicções muito fortes.

Em termos de argumento o filme e vazio a todos os niveis. A historia e retirada de um pessimo filme de ação, os dialogos desenhados por uma criança e a previsibilidade esta patente do primeiro ao ultimo minuto.

EM termos de realizaçao Rajamouli tem imagens impactantes e demonstra empenho e caracter estetico para fazer um filme grandioso o que acaba por acontecer. Podemos gostar ou não do exagero que o filme adquire mas isso acaba por ser o elemento que melhor funciona e que levou ao reconhecimento do filme e do seu cineasta.

No cast um conjunto de atores locais com competencias musicais e de dança mas com poucas competencias dentro daquilo que se espera para um filme com tanto valor critico. CHega a existir momentos em que parece que a ma interpretação e deliberada.

O melhor  - A estetica unica do filme.

O pior - Pensarmos que muitas vezes tudo e demais


AValiação - C+



No comments: