Tuesday, January 24, 2023

A Man Called Otto

 Depois do sucesso literario em 2012 e mesmo o sucesso do filme sueco que conseguiu nomeaçoes para os oscares eis que como não podia faltar Hollywood deu a sua roupagem a uma historia de tanto sucesso e nada melhor que Tom Hanks para liderar a personagem. Tudo parecia correr para o sucesso total, mais eis que surpreendentemente a roupagem demasiado hollywodesca nao satisfez a maior parte dos criticos, mesmo que a historia de ternura e redenção tenha tornado o filme num razoavel sucesso de bilheteira.

Começou por dizer que não li o livro, e imperdoavelmente não me recordo de tambem ter visto o filme sueco dai que a historia fosse novidade, ou dai tambem nao porque no trailer nos percebemos do primeiro ao ultimo minuto quase tudo o que vai acontecer, num filme de emoçoes a flor da pele, tipico de familia, com uma mensagem positiva e ,muitas lagrimas. No aspeto simples do cinema o filme cumpre embora fique a ideia que sem tamanho para se afastar de outros titulos semelhantes.

O problema e a expetativa de ter Tom Hanks num papel iconico, um livro de primeira linha e uma grande produçao, e mesmo Forster tem no curriculo alguns bons filmes embora longe de ser um realizador de primeira linha ja que o seu percurso tem sido pautado por muitos desiquilibrios. O problema e que o filme nunca despe em nenhum momento a roupagem de simples historia familiar, nao tendo originalidade na abordagem nem suficientemente escuro na personagem que rapidamente percebemos ser o rezingão de bom coraçao.
Por tudo isto o filme faz-nos passar duas horas a um bom ritmo, com algumas gargalhadas e muitas lagrimas e nisso o filme e habilidoso, na capacidade de enviar o espetador para uma montanha russa de emoçoes, mesmo que cinematograficamente nunca recolha elementos muito diferenciadores, e ficamos com a ideia que tudo e muito previsivel e filmado de uma forma muito pelo livro.

A historia segue um Otto resignado pela vida dedicada a regras que ficou sem solo depois da mulher morrer. No momento em planeia o seu suicidio acaba por ser perturbado por uma nova familia sua vizinha com quem se vai ligar.

Em termos de argumento não conhecendo o livro parece-me uma historia convencional de emoçoes fortes que o argumento do filme no balanço com a comedia consegue ainda mais potenciar. Principalmente na dinamica entre o duo de protagonistas o filme tem todos os ingredientes de uma historia familiar competente sem ser surpreendente.

Na realizaçao Forster e daqueles realizadores que começou com toda a força mas ao longo do tempo foi perdendo espaço tornando-se quase num segundo plano. Esta colaboração com Hanks poderia ter levado novamente a uma primeira linha mas a sua abordagem e demasiado simplista para isso e dai talvez o menor sucesso critico do filme.

Hanks e dos melhores atores de Hollywood e tirando Elvis e competente em tudo o que tenta fazer. Nao sendo o melhor dos seus anos pese embora os diversos projetos acabou por aqui demonstrar o lado rezingão pouco conhecido de um ator sempre entregue as personagens. Surpresa pela positiva para a quase desconhecida Mariana Trevino que e a grande surpresa do filme numa personagem a sua medida.


O melhor - A montanha russa emocional intensa que o filme se torna

O pior - Ja vimos isto muitas vezes


Avaliação - B-



No comments: