Tuesday, January 03, 2023

Guillermo del Toro's Pinocchio

 A grande aposta de animação da Netflix para este ano de 2022 não podia ser mais poderosa, ao unir a conhecida historia de Pinoquio que nos ultimos anos reuniu muita atenção de diversos estudios com um dos realizadores em melhor forma e com algumas colaborações com a produtora como Guillermo Del Toro. Em termos criticos o projeto funcionou com avaliações muito positivas o que conciliando com um ano onde a Disney falhou em grande parece ter conduzido o filme ao favoritismo natural no oscar de melhor animaçao. Comercialmente e com o carimbo netflix tera sempre maior probabilidade de obter o reconhecimento tido como necessário ao sucesso.

Sobre o filme podemos desde logo ficar fascinados pelo estilo de animação extremamente original e bonita que Del Toro consegue fazer do seu pinoqui, da sua aldeia mas acima de tudo uma assinatura peculiar e original que da o lado afetuoso que o filme quer ter com o lado mais adulto que quer diferenciar da historia convencional que ao longo dos anos foi sendo lançado, sendo um filme brilhante do ponto de vista produtivo.

Sobre a abordagem temos muitas diferenças sobre o que ja vimos da historia principalmente quando comparado com a historia da Disney, sobra muito pouco, talvez o grilo e a forma como o filme se apresenta onde o filme tem os melhores momentos. Quando se distancia e tenta ser politicamente contextualizado o filme parece perder algum encanto e beleza natural necessária ao cinema mais de animação para toda a familia para ser mais ideologico.

Mesmo assim talvez a melhor abordagem do Pinoquio para alem do original da Disney, um filme que não trazendo bonecos particularmente bonitos e não imiscuindo da vertente social acaba por ser adulto, maduro, bonito e com a historia epica que conhecemos, algo que so está ao alcance dos melhores e Del Toro e neste momento um dos melhores que Hollywood tem.

A historia e a conhecida de Pinoquio o boneco de madeira efetuado por um caripinteiro e a forma como vai ganhando consciencia de vida com a vontade de se tornar um menino de verdade.

O argumento e muito diferente da historia normal, de quem apenas vai buscar a base. Sendo um defensor da força da historia conhecida pela sua riqueza moral e social, esta nova abordagem perde alguns pontos da historia de base no lado metaforico. A nova roupagem é competente mas pior que a original.

Del Toro e dos melhores realizadores e cineastas que Hollywood atualmente tem, aqui demonstra mais uma vez todas estas suas virtudes pela competencia estetica e originalidade que o filme emprega. Em terrenos diversos nunca coloca de lado o seu plano estetico e provavelmente conduzira a um novo oscar.

No que diz respeito ao cast de vozes, nota-se que existiu uma vontade de Del Toro ir buscar vozes cujos atores sao parecidos com os personagens por si criados, e funciona. Nota-se um naipe de atores de primeira linha que fortalece e torna o projeto maior.


O melhor - A primeira hora de filme

O pior - Complica quando se distancia da base


Avaliação - B



No comments: