Wednesday, January 25, 2023

Bardo, Falsa Crónica de Unas Quantas Verdades

 Quando foi anunciada a lista de apostas da netflix para o final de ano e por logica para a temporada de premios existiu um filme que saltou de imediato para a retina que foi este regresso de Inarritu ao cinema e mais que tudo ao seu Mexico natural. Neste regresso as origens estreado no festival de Veneza percebeu-se contudo que o filme era demasiado estranho para entrar efetivamente na corrida, um faqueles filmes que apenas se vende a uma produtora independente a uma netflix que quer ver o seu nome associado a um cineasta desta dimensão. COntudo parece que o passa palavra neste caso não deve ter ajudado o percurso comercial do filme na plataforma.

Tudo começa no filme a deixar de fazer sentido no primeiro minuto e acima de tudo quando o realizador assumiu como referênncia um particular filme de Fellini conhecido por não ter grande ligação entre as cenas. Pois bem se queremos logica no que vimos ao longo das mais de duas horas e meia não estamos no filme correto e isso e danoso na atenção que o espetador vai dando a um filme que não percebe e mais que tudo nunca e feito para ele perceber.

Claro que e inequivoco que Inarritu e um realizador de primeira linha, que tem sequencias de realização de um brilhantismo total, que o filme e bonito e iconico em todas as suas imagens, mas quando a beleza de imagem e feita de sequencias isoladas pouco ou nada relacionados ou principalmente a confusão e o sentimento que mais fica no espetador, acaba por tal conduzir a um filme muito pouco apelativa.

Este e um filme da mente de INarritu em que o mesmo deixa de lado por completo o que vai transmitir ao espetador. Chega a parecer uma burla do realizador a Netflix, esperançada na coerencia ou na forma que os filmes anteriores do realizador foram aceites por tudo e todos, mas acabou por tudo ser um exercicio total de rebeldia que poucos ou nenhum percebe mesmo.

No que diz respeito a historia passamos por diversas sequências pouco logicas de um documentarista associado a historia do mexico, residente nos EUA, e da forma como esses fragmentos nos transmitem os passos de uma vida sem grande logica ou organização.

Em termos de argumento e quase impossivel definir o filme para alem dos momentos e dialogos completamente soltos e nada ligados ao que vem depois. Ate pode ter bons momentos isolados em dialogos mas o formato não permite que as personagens e a narrativa cresça. Parece-me facil fazer este tipo de cinema.

Na realizaçao Inarritu e um realizador de primeira linha, com capacidade estetica, risco e originalidade. Tudo esta presente no filme pena e que ao serviço de uma ideia intimista, confusa e que na essencia quase ninguem entende.

Para este regresso a casa INarritu escolheu atores hispanicos, com a despesa a estar toda do lado do espanhol Daniel Gimenez Cacho que tem impacto da ao filme o lado desprendido que o filme quer mas este tipo de abordagem nao permite grandes interpretações porque nunca conhecemos o personagem


O melhor - As imagens.

O pior - Ninguem entende o que o filme quer


AValiação - C-



No comments: