Friday, January 27, 2023

The Quiet Girl

 Numa altura em que as nomeaçoes para melhor filme internacional servem de impulso para o cinema de diversos paises, este pequeno filme falado em irlandes chamou a atenção para um cinema mais nativo de uma zona do globo que lançou alguns bons atores da atualidade. Este pequeno filme acabou por conquistar a critica com a sua simplicidade com avaliações muito positivas e que resultaram na nomeaçao. Em termos comerciais e claramente um filme de pequeno alcance mas que teve o seu impacto no Reino Unido.

O filme e pequeno, de emoçoes simples, sobre familia e relações proximas entre pessoas. Não e um filme com muitos dialogos ou muito movimentos mas o filme transmite e bem a união que se vai criando e crescendo entre as personagens o que acaba por ser a boa surpresa do filme, a forma como em lume brando vai criando ligaçao entre as personagens nas pequenas coisas da vida, numa Irlanda rural que tambem acaba por ser um dos elementos mais sedutores do filme.

Claro que podemos dizer que é um filme simplista, na narrativa, no dialogo e nos personagens, embora nos pareça que o que quer transmitir merece o sublinhado sustentado numa interpretação juvenil que tira a inocencia que o filme quer tirar da forma de transmitir a sua historia. Nao e um filme surpreendente nem rebuscado mas que transmite emoçoes.

Numa altura em que o cinema europeu arrisca muito num exprimentalismo que quase torna as suas obras dificeis de perceber fica a sensação que no claro momento em que o filme consegue transmitir emoçoes simples e onde resulta junto do espetador e da critica. Nao e uma obra prima mas e um filme que consegue transmitir emoçoes de base.

A historia segue uma menina silenciosa que acaba por ser algo mal tratada na sua familia de origem, claramente destruturada e acaba por embarcar num periodo de ferias no lado rural de uns amigos da mãe com quem se vai unindo e ganhando laços de impacto, mesmo que estes guarde um segredo do seu passado.

O argumento e simples, não so na base do argumento mas acima de tudo na forma como os dialogos e a narrativa se desenvolve. Ficamos sempre com a ideia que o filme não e propriamente surpreendente mas consegue transmitir os pequenos apontamentos que se propoem.

Na realizaçao Colm Bairéad e um desconhecido jovem realizador irlandês que quis ser fiel ao lado mais rural de uma Irlanda desconhecida mais rural. Ele consegue filmar bem os contactos pequenos entre as personagens num trabalho simples, mas que lhe trouxe um reconhecimento que pode ser interessante no futuro.

No cast o destaque vai para a jovem Catherin Clinch uma total desconhecida que pode aqui ganhar algum impulso na sua carreira pela forma suave com que transparece as emoçoes. Os adultos do filme vão de encontro aos pequenos pontos que o filme quer deles, deixando a jovem brilhar.


O melhor - A simplicidade de processos

O pior - Pode ser previsivel e algo lento


Avaliação - B-



No comments: