Tuesday, January 10, 2023

Puss in Boots: The Last Wish

 Num ano onde parece que os creativos do mundo de animação da DIsney parece terem tirado férias com uma ligeira exceção ao Turning Red do inicio do ano, a Dreamworks segunda maior patente com historia no mundo de animação não aproveitou particularmente esta brecha, acabando por fazer um ano simples, onde apostou tudo neste continuidade de um franchising conhecido. Criticamente as coisas ate correram bem, muito melhor do que a qualquer projeto da Disney, e comercialmente longe dos sucessos incomparaveis do passado o filme foi dos que melhor desempenho teve em termos de animaçao, levando a melhor no nivel anual.

Sobre o filme eu confesso que sempre gostei mais da personagem no Franchising de Shrek do que propriamente nos filmes que se seguiram, onde o paralelismo com ZOrro e banderas foi sempre por demais evidente. Este filme segue o mesmo estilo da personagem, e novamente vai buscar o lado metafisico que cada vez mais é presença constante nos filmes de animação e a qual se não for bem trabalhada acaba por tornar tudo algo estranho e aqui acontece novamente isso.

Podemos sublinhar do lado positivo alguma maior rebeldia visual, principalmente nas sequencias de combate, a aproximar-se de filmes e dos comics o que acaba por ser uma roupagem menos convencional e que funciona no espirito do filme. Em termos de mensagem o filme acaba também por ser competente, embora muito longe do que a Disney faz nos seus maiores sucessos, sendo sempre um filme mais comercial do que impacto narrativo.

Mesmo assim num ano em que tudo parecia correr mal na animaçao para crianças, este filme resiste pela simplicidade narrativa e pelo arrojo visual. COnduzira certamente a uma nomeaçao para o premio da categoria, embora com muita probabilidade o perderá para filmes mais arrojados a todos os niveis. E um filme competente sem nunca ser minimamente brilhante.

A historia segue o gato das botas, despojado de oito das suas nove vidas, decide colocar de lado a sua vida de vingador, contudo o seu passado surge novamente junto a si e vai exigir dele uma nova aventura.

Em termos de argumento a historia e simples, aproveitando o lado dos promenores que de melhor foram resultando no passado da personagem, e criando uma aventura simplista, sem grande originalidade para fazer render o peixe. No final consegue ter alguma riqueza moral, embora nada de grande dimensão.

Na realizaçao do projeto uma dupla oriunda de outros projetos da Dreamworks concretamente Croods 2. O filme é algo arrojado visualmente no que diz respeito as sequencias de luta e isso deu-lhe uma abordagem algo diferenciado. Num terreno que normalmente se limita a seguir a evolução aqui temos alguns apontamentos, ainda que curtos de creatividade estetica.

O cast de vozes e riquissimo, quer as ja conhecidas como Banderas e Hayek nas personagens que encaixam perfeitamente em ambos e nas carreiras uma serie de contratações onde sobressai Wagner Moura, como o terrivel lobo.


O melhor - O arrojo visual de algumas sequencias 

O pior - Na base não trás nada de particularmente novo


Avaliação - C+



No comments: