Saturday, January 28, 2023

Argentina 1985

 Numa corrida aos oscares de melhor filme internacional que parecia uma disputa a dois entre a Alemanha e a India, o mundo do cinema ficou algo surpreendido quando  os Globos de Ouro entregou o prémio a este filme policito suave argentino, que de uma forma algo leve retratou o julgamento dos ditadores militares daquele pais num quente ano de 1985. Em termos criticos e apresentado em alguns festivais maiores o filme convenceu, e comercialmente sendo um filme Argentino sem grandes referencias internacionais teve um resultado moderado mas que a nomeaçao agora para o oscar da especialidade lhe pode dar outro impulso.

Sobre o filme podemos dizer que é historicamente relevante para o Argentinos o momento que o filme trás, mas mais que tudo temos um filme que acaba por abraçar o conteudo de uma forma linear, com descontração principalmente nas personagens mais jovens que acabam por dar ao filme um registo leve que tira algum peso do impacto emocional das historias que ali são contadas, sem as esconder. Este balanço emocional ao filme torna-o mais acessivel, embora nem sempre consiga dar ritmo as mais de duas horas de duração.

Por outro lado do ponto de vista do julgamento em si parece que o filme recorre a demasiados cliches tipicos de filmes de tribunais e ai perde alguma da originalidade ou descontração que tem na vivencia familiar do protagonista e no processo de seleção da equipa. Aqui o filme torna-se mais mediano, mesmo que a historia que queira contar tenha um impacto natural junto do espetador.

Por tudo isto Argentina 1985 e um dos bons filmes internacionais do ano, sem sem deslumbrante ou daqueles rasgos que muitas vezes surgem de onde menos esperamos abrindo portas a um outro tipo de cinema. Visualmente o filme tenta ser fiel a epoca, ainda para mais porque tenta colar imagens reais, o resultado e competente sem nunca ser totalmente brilhante.

A historia segue um procurador que tem entre mãos levar a tribunal o poder militar de uma ditadura acabada de sair do plano politico, e com muitas raízes ainda bem implementadas na sociedade, o qual tem de se recorrer de uma serie de jovens inexperientes para preparar o julgamento mais importante, até então da historia do pais.

Em termos de argumento para alem dos detalhes históricos que o filme tem, o filme não acrescenta muito mais, tirando alguma descontração e ingenuidade nas personagens mais novas, mas que são meramente decorativas na narrativa central do filme. Tem o lado histórico mas pouco mais.

Na realização deste projeto Santiago Mitre um ainda jovem realizador argentino que se tem dedicado a filmes políticos do seu pais, tem aqui o seu projeto mais galardoado que em face da sua idade ainda lhe poderá dar entrada para outro tipo de cinema mais global, ainda mais porque este filme e rigoroso no contexto temporal, e mais que isso o filme consegue ter esse impacto critico.

No cast o filme vai buscar atores locais sem grande visibilidade internacional, que mais que terem papeis difíceis entram bem nas parecenças físicas que o filme vai trabalhar na parte final. E um filme muito mais da historia do que dos personagens.

O melhor - O contexto histórico que o filme trás.

O pior - Perder a descontração ao longo do filme.


Avaliação - B-



No comments: