Sunday, January 29, 2023

All the Quiet on Western Front

 A Netflix e daqueles casos que tem tido muito mais sucesso nos projetos menores e principalmente fora da maquina de Hollywood do que nas suas apostas de primeira linha. Dai que este ano tenha sido esta mega produçao alemã que tenha marcado presença em massa nas nomeaçoes para os oscares, num dos projetos europeus mais valorizados criticamente e um dos filmes mais vistos dos ultimos anos em termos da aplicação netflix.

Sobre o filme podemos dizer que no que diz respeito aos filmes de guerra a maior parte do sucesso depende acima de tudo da maquina produtiva e do realismo das sequencias. Pois bem este e um dos filmes que melhor consegue colocar o espetador no centro de açao, numa realizaçao e fotografia de primeira linha que nos leva para a linha da frante sofrer tudo que os soldados acabam por sofrer com um realismo incrivel, que acaba por ser o grande segredo do sucesso do filme.

Claro que comercialmente temos um filme de ação mais que um filme de personagens. O filme tem um proposito muito claro que passa essencialmente pelo facto de dar o sofrimento e a claustrofobia de soldados que nao sabiam bem para onde iam. Por tudo isto o filme acaba por ter a intensidade e uma maquina produtiva que não deixa ninguem indiferente do primeiro ao ultimo minuto, num dos filmes mais reais de guerra que existe memoria.

Por tudo isto este e daqueles filmes que vai para a linha da frente dos melhores filmes de guerra e todos sabemos o conjunto de filmes sobre o tema que já viram a luz do dia. Nao e propriamente o mais diferenciado em termos de intriga, sendo um filme fisico que tem como proposito levar o espetador para a linha da frente e nisso poucos o fizeram tão bem como este filme.

A historia segue um conjunto de jovens alemães que alimentados pela maquina de guerra daquele pais,que embarcam para a linha da frente de uma guerra total que acaba por os colocar rapidamente de uma realidade de medo e de morte.

Em termos de argumento ja vimos filmes de guerra com mais personagens, mais dialogos e mesmo mais logica de açao. O filme da o sofrimento nas palavras e acima de tudo e um filme que transmite o realismo total do primeiro ao ultimo minuto no medo expresso e sofrimento de cada um dos seus peoes

Berger e um dos grandes vencedores do ano, pese embora ele tenha falhado a nomeaçao para realizador, que talvez merecesse, o seu trabalho esta ao nivel do que de melhor se fez no genero e sabemos os cineastas que ja abordaram a sua experiencia de guerra. Com caracter estetico muito apurado leva-nos para a linha da frente e ele tambem sera alguem a vigiar.

No cast temos um conjunto de atores alemães em boa forma que dao o sofrimento de cada um deles. Sofrendo o facto das personagens serem algo basilares o certo e que o filme consegue ser bem interpretado naquilo que mais necessitava.

O melhor - O realismo brutal de cada açao

O pior - Fica a ideias que algumas ações da personagem sao algo previsiveis para o impacto no espetador


Avaliação - B+



No comments: