Monday, June 07, 2021

Wrath of Man

 Guy Ritchie tem sido nos ultimos anos um dos realizadores mais ativos, passando por filmes de grande estudio, ate filmes sobre grupos criminosos mais proximos da sua genese enquanto criador de filmes. Este ano surge mais um filme que embarca mais no segundo genero, num filme que tentou trazer algum publico ao cinema, num cinema de açao mais tradicional 

Este filme acabou por ser recebido com uma mediania critica que tem sido comum nos ultimos filmes do realizador que parece ja ter ultrapassado a melhor fase da carreira ainda que com aquela ideia que nunca atingiu o nivel que se vaticinou nos primeiros anos. Este filme demonstra um lado mais pausado na carreira com menos risco a todos os niveis. Temos um basico filme de açao tipico de Statham e pouco mais . A unica rebeldia mais Ritchie do filme acaba por ser a organizaçao do filme mas no final temos mais do mesmo com a falta de muitos elentos do autor.

Quando vi o filme pensei que poderiamos ter aqui mais um capitulo de ligacao entre um ator e um realizador talhados um para o outro. Pensei que Statham teria espaço para algo diferente mas enganei-me por completo alias o filme e bem mais um tipico filme de baixo orçamento de Statham do que os espetaculos rebeldes que Rithcie nos habituou principalmente quando volta a base britanica.

Por tudo isto temos um simples e basico filme de açao, previsivel, com um organizaçao algo diferenciada mas insuficiente na minha otica para o tornar algo de particular relevo. E um filme sem grandes explicaçoes que centra a sua aposta num estilo de Statham ja usado noutros filmes e que assim acaba por dar ao filme um caracter pouco diferenciado quando comparado com a maioria dos filmes do ator.

A historia fala de um individuo contratado por uma empresa de segurança para assegurar transporte de altas quantias, mas que acaba por ser ver envolvido numa luta de gangs por assaltos a estas carrinhas, o qual esconde o passado do mesmo.

No que diz respeito ao argumento temos um basico total do primeiro ao ultimo minuto, nao e um filme que quer dar muitas explicaçoes ou contexto, tomando a opção de tentar trabalhar mais as sequencias e os planos, que contudo ficam aquem do que ja vimos em outros filmes de golpes. E claramente o parente pobre do filme.

Ritchie foi um realizador que na sua fase menos mediatica conseguiu impactar pela rebeldia e pela originalidade das suas abordagens mas acabou por nunca conseguir ser uma referencia, e este filme ja nos demonstra alguém menos ambicioso, num projeto simplista, onde pouco ou nada encontramos daquilo que ele ja demonstrou.

No cast Statham a ser Statham e pouco mais, nos secundarios escolhas para personagens quase inexistentes fazem com que o filme se centra naquilo que e Statham enquanto heroi de açao. Eu acho que funciona embora seja repetitivo ate a exaustao.


O melhor - A segmentaçao do filme da a esperança de algo distinto

O pior - Acaba por ser mais do mesmo


Avaliação - C



No comments: