Saturday, June 26, 2021

Minamata

 Numa altura em que parece que Johnny Depp esta longe totalmente do sucesso de Hollywood, produzido em 2019 e lançado em 2021 surgiu este filme de pequeno estudio sobre um famoso fotografo que nos limite da sua sobrevivencia decide embarcar para o Japão de forma a tentar retratar um problema toxico numa cidade daquele pais. O filme embora tenha sido bem recebido pela maioria dos espetadores que sublinharam a intensidade da prestaçao de Depp nao foi propriamente muito elogiada em termos criticos com avaliaçoes medianias. Comercialmente o filme teve resultados rudimentares e nem a presença de Depp deu fulgor comercial ao filme.

SObre o filme temos um filme pequeno pensado mais do ponto de vista de cinema oriental do que americano, num filme muito baseado na personagem central e nos seus conflitos nao se escondendo da componente ambiental e politico e isso da ao filme um signitifado e uma maior dimensao que em termos narrativos o filme acaba por ter mais dificuldades.

Pese embora seja facil gostar do filme principalmente pela figura que retrata a forma como contrasta a sua decadencia pessoal com a defesa dos seus valores e com o impacto ambiental que o filme quer ter, isso faz o filme ter uma mensagem que toda a gente acaba por gostar bastante mesmo que nos elementos mais simples e narrativos do filme acabam por nao ser propriamente muito potenciados parecendo sempre um filme melhor em termos de mensagem do que em obra propria.

Assim um filme que vale muito por nos trazer um Depp num cinema mais pequeno de autor, num cinema de mensagem passada mais simples, mas um filme que joga pelo seguro nos seus recursos. Fica a ideia que Depp deveria ter dedicado a sua carreira a arriscar mais em obras menores em termos produtivos mas fica a ideia que nao e prorpiamente um filme com outros valores interinseco que o diferencie.

A historia fala de um fotografo completamente no limite dos conflitos da sua vida, que no final da mesma decide abarcar o objetivo de fotografas numa pequena vila do japao onde diversas pessoas padecem de uma doença que podera estar associada a qualidade da agua intoxicada pelos residos de uma empresa.

Em termos de argumento o filme para alem da forte historia com sublinhado politico e ambiental, nao e propriamente um filme com muitos outros recursos narrativos. A personagem principal e trabalhada mas nao e um filme com grandes dialogos. ou capacidade de narrativamente surpreender.

Na realizaçao Levitas e um jovem realizador de filmes pouco conhecidos ou fortes mas que funcionaram pelo menos narrativamente. A realizaçao e simplista aproxima-se de alguns pontos de um cinema oriental, mas e acima de tudo na mensagem a passar que o realizador tem vincado a sua carreira.

No cast Depp tem talvez a sua melhor interpretaçao dos ultimos anos e fica a ideia que desprediçou os melhores anos em bonecos extravagantes mas que esconderam outros atributos que mereciam ter espaço. Ele domina o filme e leva para patamares maiores. 


O melhor - Depp e os temas do filme.

O pior - Faltar algum impacto maior para alem da historia


Avaliação - C+



No comments: