Thursday, June 10, 2021

The Dry

 Há uma decada atrás muito dos actores de primeira linha de Hollywood tiveram proveniencia da Australia e conseguiram criar carreiras de sucesso. Eric Bana foi um dos que a determinada altura foi bem presente mas com o passar do tempo foi desaparecendo em filmes menores, surgindo este ano de volta a uma produçao australiana, neste polical The Dry. Este policial acabou por recuperar as boas criticas ao actor com uma avaliaçao interessante, mesmo que comercialmente o filme tenha funcionado em circuitos mais internacionais do que americanos.

THe Dry e um policial puro, um filme que nos da dois crimes, nos vai dando pistas numa pequena cidade para tentarmos desvendarmos cada um deles ou os dois por estarem ligados. Esta simplicidade de procedimentos e a forma como facilmente nos vai introduzindo os personagens acaba por funcionar ligando o espetador a intriga aguardando pelas respostas numa obra bem montada e que acima de tudo prende o espetador.

Claro e que podiamos esperar mais, principalmente das personagens, demasiado limitadas ou instrumentalizadas para um lado muito concreto do suspense, mas nao me parece que o filme queira mais que isso. Tambem deveriamos exigir mais em termos produtivos, e ai o filme roça o amador nas sequencias finais, mas temos de sublinhar tratar-se de um filme de custo baixo, o que contudo nao explica determinados momentos.

Mesmo assim um bom policial rural, preso aos espaços pequenos que favorece o intensificar da intriga, uma explicaçao razoavel e um final competente, fazem de The Dry um filme simpatico eficaz, de ambiçao curto, que merece a duas horas que nos pede, mesmo que nao consiga ter em nenhum momento nenhum aspeto particularmente forte.

A historia fala de um policia conceituado que regressa a sua cidade natal para o funeral do seu melhor amigo acusado de assassinar a mulher e o filho. Ate que o mesmo começa a pensar que algo podera estar errado na dedução, ja que no passado ambos tinham estado associados a uma morte por explicar, e que podera ligar tudo.

No argumento temos dois crimes, uma investigação, espaço curto, personagens basicas, mas uma intriga competente que e o que e fundamental num genero como este. Nao temos propriamente grande rasgo criativo mas o que faz funciona, mesmo sendo um filme de segunda linha.

Na realizaçao Robert Connoly e um realizador australiano que se dedica aos filmes daquele pais, que tem um trabalho modesto, alias o filme parece ser bem mais pequeno na produçao do que no seu resultado final. A falta de orçamento podera explicar algumas coisas, mas nao todas. Embora o resultado do filme seja melhor que os precalços entre os quais a realizaçao.

No cast temos um Bana que funciona bem nestas personagens simples e introvertidas, nao e uma personagem dificil, mas da tamanho ao filmes. Nos secundarios alguns australianos conhecidos de vista, mas que nunca sao realmente colocados a prova no filme porque as personagens nao o exigem.


O melhor - A intriga no espaço


O pior - ALguns elementos da produçao


Avaliação - B-



No comments: