Sunday, June 20, 2021

Luca

 A estrategia da Disney para os seus filmes de animaçao tem sido algo diferentes da estrategia comum de estrear em conteudo Premium as suas maiores estreias. Este Luca o novo filme da pixar em ambiente da riviera italiana acabou por ver a luz do dia diretamente acessivel a todos os acessiveis da disney Plus. Criticamente Luca nao sendo dos maiores sucessos da Pixar, longe disso acabou por conseguir reunir boas avaliações. Comercialmente sera sempre dificil avaliar a incidencia mas fica a ideia que todos os assinantes da Disney acabaram por ver o filme.

SObre o Luca podemos dizer que estando longe da expressividade e o sentimento dos melhores filmes da pixar e um filme positivo de esperança que faz uma boa reconstruçao das aldeias Cinque Terrer com personagens divertidas e muitas piscadelas de olho a cultura inglesa e nisso o filme funciona nao so em termos de especificidades bem como no positivismo da historia.

Depois temos a sua integração e coerencia logica e aqui penso ja ter visto mais trabalho e mais dedicaçao por parte dos argumentistas da Pixar, e moratoria do filme e algo simplista demais e nem sempre e tao bem trabalhada como outros filmes. Fica a ideia que tirando o lado mais cultural do filme em termos de argumento temos obviamente um filme menor que o estudio percebe que nao tera o impacto de outros dai ter estreado diretamente.

Contudo e sem grande elementos diferenciadores temos mais um competente filme da Pixar que pese embora em termos ideologicos esteja longe de outros projetos que abordam de uma forma eficiente todos os aspetos emocionais encantando adultos e crianças, este e obviamente mais infantil e com objetivos mais curtos.

A historia fala de dois amigos monstros marinhos que secos tem o poder de se transformar em humanos dando a costa numa pequena vila pescatoria italiana que tem como objetivo unico caçar esses monstros.

NO que diz respeito ao argumento a historia e algo simples positiva, sem o brilhantismo de outros filmes mas competente nos objetivos que quer ter, como curioso, especifico na cultura italiana e mais que tudo um filme com uma mensagem de esperança e inclusao.

Na realizaçao Casarosa e um realizador italiano que trabalhou em projetos de maior nome da Pixar que agora tem a sua estreia numa longa metragem de realizaçao, denota-se no detalhe o conhecimento do estilo e cultura italiana, o que lhe da uma beleza propria e demonstra alguns atributos que podem ser mais potenciados em filmes posteriores.

NO cast de vozes de sublinhar que vi o filme com a dobragem portuguesa, onde me parece um trabalho competente mas mais detalhes poderiam surgir da visualização da versão original


O melhor - A cultura italiana

O pior - Fica a perder comparado com filmes mais trabalhados da PIXAR


Avaliação - B



No comments: