Monday, June 14, 2021

Dream Horse

 Os filmes sobre feitos desportivos, sejam eles dos desportos sensacionalistas americanos ate aos mais tradicionais de cada pais, trazem habitualmente com eles um lado emocional que o fazem resultar no aspeto emocional mesmo que em termos de objeto de arte ou em elementos diferenciadores sejam filmes demasiado previsiveis. Este ano surgiu este filme britanico inspirado nos feitos de um cavalo de uma pequena comunidade galesa. Criticamente o filme ate obteve uma boa resposta com avaliações positivas. Do ponto de vista comercial parece claro que nao seria um filme com grande ambiçoes a este nivel embora os resultados analisado a crise pandemica nao tenham sido desastrosos.

Sobre o filme podemos desde logo começar por dizer que e um filme que gosta muito da simplicidade dos seus personagens e do seu contexto fisico o que acaba por ser bem transmitido no filme e que funciona acima de tudo porque da mais coraçao e impacto aquilo que o filme quer nos dar e nisso o filme acaba por ser competente na capacidade de se tornar declaradamente pequeno para tornar o feito maior.

Depois temos um filme basico com muito da organizaçao de filmes de corridas de cavalos com os altos e baixos do percurso com o centrar na dedicaçao e partilha das personagens e nisso o filme acaba por ser mais do mesmo, sem ter em si elementos que o tornassem particularmente relevante quando comparado com outros filmes com a mesma tematica.

Por tudo isto Dream Horse e um filme igual a muitos, com o lado emocional tipico deste filmes bem trabalhado, e a curiosidade da ruralidade do contexto mas pouco mais o filme tem que o diferencie com outros filmes do mesmo genero, e nisso parece-me que todos já vimos filmes bem mais imponentes e melhor trabalhados sobre o mesmo assunto.

A historia fala da paixao de uma caixa de supermercado que junto da sua comunidade acaba por criar um cavalo para participar em corridas e tornar-se num campeao nacional o que o tornou num simbolo de toda uma comunidade.

Em termos de argumento o filme e mais do mesmo, não consegue chamar a si, nada de particularmente relevante que o diferencie, e penso que o filme nunca pensou em obter tal tipo de querer. Fica a ideia que principalmente em personagens tinha mais caminho por onde andar.

Na realizaçao Euros Lyn e um desconhecido realizador mais associado a televisao que tem aqui um trabalho que funciona nas escolhas contextuais de locais de filmagem e pouco mais. Nao e um filme que arrisque e chame louros ao trabalho de realizaçao e isso pode tornar o filme algo pequeno.

No cast Collette e sempre uma escolha eficiente mesmo que o filme nao tenha ou queira grandes apelos as personagens e interpretaçoes. Nos secundarios pouco ou nada de relevo porque o feito e o protagonista maior do filme.

O melhor - O coraçao e o interior do filme.

O pior - Mais do mesmo em quase todos os aspetos


Avaliação - C



No comments: