Wednesday, June 09, 2021

Spiral

 Depois de diversos filmes e alguns anos de intervalo eis que surge finalmente a nova roupagem de Saw, desta vez com um elenco mais conceituado, e um realizador ja habituado à saga que apostava em devolver o genero aos fas que fizeram da saga uma de maior sucesso em termos de horror. A expetativa trazida essencialmente por elenco de maior nivel era alguma, mas com as primeiras avaliaçoes percebeu-se que o registo nao ia ser propriamente diferente com avaliaçoes medianas com tendencia negativa. Do ponto de vista comercial ficou muito longe das expetativas.

Sobre o filme podemos dizer que ate inicia com uma roupagem ligeiramente diferente quando tras o tipico Chris Rock e o seu humor para a personagem central, e podemos dizer que esse lado rebelde nos primeiros dez minutos ate acaba por funcionar. O problema e quando o filme abandona e torna-se num tipico filme de Saw, onde as personagens so tem que sofrer e temos de desvendar um puzzle que digamos e do mais previsivel que me recordo.

O problema do filme e que a cola de todo o puzzle e fraca, previsivel, os enigmas tem o unico objetivo o horror facil e impressionar deixando de lado todos os apontamentos e logica e afins e isso redonda num limitado filme de saw que a determinada altura nos dialogos do personagem central faz antever algo que nunca consegue ser e isso leva a uma expetativa frustrada que nao funciona.

Por tudo isto mais um filme de saw embora com nome diferente, mas que nao tras absolutamente nada de diferente a saga. Fica a ideia que dinheiro facil ainda e uma tentaçao em hollywood. Para quem gostou nos anteriores temos aqui noventa minutos de jogos de horror, na base dos anteriores quem nao gostou dos outros nao vai ser aqui que vai encontrar nada de particularmente diferente.

A historia fala de um policia presseguido internamente pelas açoes do passado na companhia de um estagiario que começa a tentar desvendar uma serie de assassinatos de policias com passado escuro, numa imitaçao clara de Jigsaw, no mundo deste.

Em termos de argumento o filme ate começa bem, com alguns apontamentos comicos de dialogo atribuido a personagem de ROck, o problema e que depois abandona rapidamente este estilo para se dedicar ao puzzle da intriga policial onde funciona bem pior com uma previsibilidade nada abonatoria para um filme como este.

Na realizaçao Lynn Bousman tem em alguns capitulos de Saw os filmes de maior sucesso. E inequiveco que consegue trazer o horror para o filme, na força da imagens , tenta lhe dar uma cor diferente aceitavel, mas depois falta-lhe rasgo para mais o que talvez explique a carreira na saga.

No cast, eu confesso que me surpreendeu a presença de Rock a liderar este projeto, e o meu espanto tinha uma razao clara de ser. Rock so funciona nos primeiros dez minutos de filme, quando o filme exige outros recursos ainda que curtos percebemos que Rock e simplesmente um actor comico sem qualquer possibilidade de ser mais, chegando a ter momentos de absurda interpretaçao. QUestiono o que Jackson faz no filme, salva-se a espaços um Minghella que poderia merecer mais que isto.


O melhor - Os primeiros dez minutos.


O pior - Transformar-se rapidamente em seguida num dos piores Saw


Avaliação - C-



No comments: