Wednesday, June 02, 2021

The Water Man

 Numa altura em que o cinema ainda tenta encontrar o seu real balanço e que tipo de apostas vai fazer para recuperar publico, alguns projetos que foram colocados em Standby viram a luz do dia com estrategias bem diferenciadas. Este pequeno filme produzido por Operah acabou por ser lançado parte no cinema sem qualquer sucesso bem como distribuido pela Netflix em mercados mais pequenos. Criticamente pese embora o publico não tenha ficado particularmente agradado com o filme, a critica especializada positivou o filme.

Sobre a historia temos um drama familiar, e a forma como a reação entre as diades ve-se dificultada pelo facto do problema de saude que acaba por ser a genese de todo o problema. O filme tem um bom fundo e tenta dar uma mensagem de esperança no negro da luta, mas por outro lado acaba por o lado fantasioso nunca ter a força de por si so agarrar a historia, tornando-a algo circular.

Mesmo assim parece-me que principalmente no drama familiar em si e na relaçao pai filho o filme tem alguns detalhes de qualidade na forma como na dificuldade a mesma se vai fortificando. O lado fantasioso de defesa tambem acaba por ser interessante mesmo que o filme em termos esteticos nem sempre consiga potenciar esta mesma valencia.

Por tudo isto temos um filme mediano, com objetivos curtos que poderia ir mais alem no crescimento das personagens e mesmo no volte face final. Funciona melhor no nivel emocional do que na criatividade que acaba por ter dificuldades em ter, mas mesmo assim nos dias de hoje para filmes de primeira linha espera-se bem mais do que isto.

A historia segue um jovem marcado pela doença da mãe e pela relaçao atribulada com o pai que se dedica a sua fantasia e a tentar encontrar um ser que tem a cura e a esperança para a sua mae.

Em termos de argumento o filme e muito melhor ideologico e na sua base narrativa do que propriamente na sua concretizaçao onde tem algumas difiuldades. Parece obvio que as personagens sao limitadas no seu crescimento, mas acaba por isso tornar o filme dependente dos seus atalho narrativos.

Na realizaçao David Olyewo partilha aqui a representaçao com a realizaçao. O filme tinha espaço para mais arte embora seja um filme bonito e que tenta ir um pouco alem o que nem sempre consegue. Fica a ideia completa que se trata de um filme de um principiante mas com alguns apontamentos que podem o fazer evoluir.

No cast o destaque vai para o jovem Loonie Chavis que tem o filme entregue a si. Um actor conhecido pelo seu papel em This is Us que cumpre sem deslumbrar e o filme nao cresce porque a sua interpretaçao e demasiada linear. Nos secundários Dawson é uma atriz competente que consegue levar o filme para niveis mais elevados nos seus momentos.


O melhor - O filme tem coração


O pior - Tinha espaço para ter mais razão

Avaliação - C

No comments: