Sunday, February 07, 2021

Palmer

Com poucos conteudos com chamando as suas produçoes algumas megas estrelas a Apple Plus ainda parece estar um pouco rudimentar no que diz respeito a luta das operadoras de Streaming não so no numero de conteudos originais mas acima de tudo na divulgaçao da aplicaçao. Dai que pouca gente percebeu que este drama intenso com uma Justin Timberlake sem filtros tenha estreado sem qualquer mediatismo mesmo tendo em conta que o filme ate foi bem recebido pela critica. Isto demonstra que a aplicação da Apple ainda tem muito por onde andar se quiser entrar a serio nesta luta.
Palmer e na sua essencia um drama sobre condições de vida, sobre erros do passado e sobre relação entre as pessoas que na sua historia e igual a muitos outros dama de vida que antigamente preenchiam a matine dos domingos a tarde, embora com um caracter mais cru quer em termos da sexualidade quer em termos da violencia, num filme que quer dar algum lado independente a sua obra.
O filme no entanto acaba por ter um apontamento que o leva para patamares mais elevados que é a forma como a personagem infantil acaba por ser pouco conjugada com o sexo com que nasceu, um tema que principalmente naquela faixa etaria nem sempre e abordado no cinema mas que o filme toca, não so na forma de caracterizar a personagem nas suas vivencias e na forma como as barreiras iniciais sãpo quebradas com a personagem central, e que acaba por ser o apontamento mais vincado do filme.
De resto um entertenimento razoavel, num drama com uma boa mensagem, num filme que quase nunca e bonito tirando nas mensagens positivas que nos dá principalmente nas suas conclusões. Existem filmes que não são feitos para serem brilhantes mas para chegar as pessoas e o filme principalmente na sua contexualização emocional funciona bem.
A historia fala de um ex condenado que apos sair da cadeia e tentar reconstruir a sua vida em casa da avo, acaba por começar a interagir com um menor filha de uma toxicodependente que passa grande parte do tempo em casa da avo e que tem a particularidade de ter interesses tipicos de menina. Tudo fica pior quando a mãe do menor desaparece e a avó morre que o deixa literamente com o minino ao colo.
O argumento do filme não e na construção da linhagem narrativa propriamente original, com um tracejado igual a muitos outros filmes, consegue no entanto dar alguns temas novos, principalmente a questão da identidade de genero na infancia nada comum nos filmes.
Na realizaçao deste projeto Fisher Stevens e um actor com alguns projetos como realizador embora sem sucesso declarado. Aqui tem um filme cru, muito na onde do que o cinema independente muitas vezes nos da e tem talvez o seu maior projeto de ficção num realizador mais proximo dos documentarios. A ver se este e o alento para a continuidade neste genero.
No cast temos um Justin Timberlake mais dramatico sem o lado estetico com alguma competencia sem ser no entanto brilhante. Ao seu lado acabamos por ter a grande revelação, o jovem Ryder Allen que e excelente na indefinição de genero de uma personagem tao pequena. Squibb nos momentos em que entra dá o lado paternal que o filme necessita.

O melhor - A introdução do tema de indefinição de genero na infancia

O pior - Narrativamente torna-se algo obvio

Avaliação - B-


No comments: