Wednesday, February 03, 2021

Brothers By Blood

 Quando um filme altera o nome em pleno percurso de distribuição e sinal que alguma coisa não correu bem e que normalmente esse filme acaba por ter todos os ingredientes para estar longe do sucesso. Foi isso que aconteceu com este drama sobre Mafia em Philadelphia, que acabou por estrear neste inicio de ano com pouco ou nenhuma relevância pese embora tenha conseguido reunir um cast consistente. As pessimas avaliações criticas  condicionaram um percurso que acabou por não ter qualquer impacto comercial.

Fazer filmes sobre o mundo do crime em que contexto for é das tarefas mais exigentes do cinema principalmente pela qualidade que o genero ja conseguiu na historia do cinema. Este filme acaba por ser um declarado parente pobre desse tipo de filmes recheado de subidas e recuos temporais na tentativa de justificar personagens que nunca tem profundidade para merecer esse cuidado já que o seu desenvolvimento é sempre diminuido.

Por esta questão parece-me que o filme acaba por nunca crescer. O lado selvagem de cada personagem e a guerra de grupos acaba por ser um emaranhado mal elaborado que nunca consegue captar na essencia as posiçoes de cada um deles, entrando o espetador em desatençao.

E daqueles filmes que ate poderia ser um modesto filme sobre o crime mas que acaba por com a vontade de tentar explicar demais nunca conseguir o minimo impacto nas historias de vida que tenta contar, principalmente aquelas que tras detras.

A historia fala de uma serie de grupos de crime organizado que tenta imperar numa Philadelphia marcada pelo crime e pela vida das suas personagens, principalmente de uns primos com percursos semelhantes mas com moralidade algo diferente.

E no argumento que reside os maiores problemas do filme pela falta de um plano global para o filme que permitisse nem que seja no plano do efeito imediato o filme ter algum impacto. E uma historia sem grandes personagens sem grande fio narrativo com uma tematica vincada insuficiente.

Na realizaçao Guez e um autentico desconhecido que tenta captar alguns dos pontos conhecidos do cinema do crime  mas que nunca consegue cativar as audiencias com uma realizaçao escura e demasiado simplista que dificilmente o tirará do desconhecido.

No cast podemos dizer que o filme ate consegue captar bons interpretes como Kinnman e Schoeanerts, dois atores europeus a ganhar um espaço particular no cinema que tem intensidade e sofrem pelas personagens serem redutoras.


O melhor - O duo de interpretes


O pior - A forma difusa como o filme organiza a sua narrativa


Avaliação - D+

No comments: