Thursday, February 11, 2021

Bliss

 Este estranho thriller sobre perceção de realidade era uma das apostas da Amazon para este inicio de ano, conjugando no filme ao mesmo tempo atores nem sempre associados a projetos tao ambiciosos como este e acima de tudo tentando dar uma abordagem original ao mundo da mente. Apesar da ideia arrojada nas primeiras avbaliações percebeu-se que a receção iria ser desastrosa, e a dificuldade ainda exigente da Amazon em dar visibilidade aos seus filmes não permitiu propriamente um resultado comercial significativo.

Sobre o filme podemos dizer que o filme tem alguns atributos que se centram numa boa ideia, numa forma bem pensada de uma criação dos diferentes mundos em que uma pessoa com problemas pode viver, mas o filme tem uma pessima execução nos complementos da historia como personagens e mesmo desenvolvimento dos dois mundos paralelos. AI o filme tem claramente dificuldades que se tornam muito dificeis de ultrapassar e que condicionam muito o resultado final do filme.

Mas e inegavel que a ideia é original, o tema a todos os niveis interessantes mas que falha em grande escala quando nao se leva propriamente a serio num dos pontos fundamentais do filme que a escolha dos protagonistas, isso acaba por tornar o filme algo pastoso ficando sempre uma pessima ideia que o potencial do filme fica muito aquem das suas ideias de base.

Mesmo assim surge um filme com algumas ideias novas, numa sempre dificil do terreno das realidades paralelas, do consumo e da saude mental que no final apesar de algo obvio acaba por ser coerente, pena e que nos detalhes num seja um filme que consiga sequer atingir a mediania.

A historia fala de um individuo desligado que depois de despedido e afastado dos filhos acaba por conhecer uma mulher que lhe vende a ideia que vivem numa simulação e na realidade são alguem de sucesso rodeados por criaçoes imaginarias, que o leva a uma disputa entre diversas realidades.

EM termos de argumento o que o filme consegue potenciar na ideia e mesmo na base ideologica acaba por dificultar e muito nos condimentos de um argumento que nunca consegue ter boas personagens ou consiga do ponto de vista estrutural alinhar bem as suas narrativas.

Na realizaçao Mike Cahill perde alguma possibilidade de alguma maior assinatura que provavelmente exigiria mais meios que o filme nao tem e que na presença deles poderia potenciar um melhor resultado. Um realizador desconhecida que tem uma boa ideia de um bom argumento mas que o resultado fica aquem das possibilidades.

NO cast o grande falhanço do filme, desde logo porque WIlson e Hayek nao tem a intensidade dramatica ou o carisma para protagonizar uma historia particular como esta e o filme nao se leva a serio precisamente por essas escolhas que tambem nao deixam crescer as personagens.


O melhor - Tem uma boa base ideologica e moral.

O pior - As personagens


Avaliação - C



No comments: