Friday, February 19, 2021

Supernova

 Este drama romantico sobre o companheirismo na doença foi um filme pequeno embora com um elenco de primeira linha que foi lancado em pequenos festivais pelo mundo fora sem grandes pertenções apostado em trazer um namoro longo homossexual na dificuldade da doença. O filme acabou por mesmo sendo pequeno reunir boas criticas mas insuficientes para o impulsionar para voos superiores. Do ponto de vista comercial um filme que não é para multidões e isso acabou por tornar o seu percurso comercial com quase impercetivel.

Sobre o filme podemos dizer que do ponto de vista de tamanho e mesmo daquilo onde quer chegar e um filme pequeno com ambição curta de trabalhar bem uma relação longa homossexual, integrando uma dificuldade de doença que leva o casal a ter de enfrentar com os seus recursos esse mesmo problema. Um dos pontos que o filme melhor trabalha e a normalidade da relação, alias o filme poderia ser o mesmo com uma relação heterossexual e isso acaba por ser um dos segredos do filme.

Do ponto de vista da historia o drama de um filme intimista, a ritmo lento, com personagens diferentes que por vezes se desequilibram um pouco. Se por um lado a personagem de Tusker mesmo na doença consegue ter momentos de dialogo interessante a personagem de Sam e mais adormecida e mais sofredora no silencio. Se na realidade um par assim tem sentido em termos cinematograficos parece desiquilibrar em demasia o resultado final.

Fica um filme simples, sobre o sofrimento da adversidade, com processos tipicos do cinema britanico mais independente, que dificilmente ficara registado na memoria de muitos a nao ser a amizade de dois atores que repartem uma relação a entrar na ultima parte da sua carreira e as excelentes paisagens que o filme nos faculta.

A historia fala de um casal homossexual, que passa pela dificuldade inerente ao facto de um dos elementos estar diagnosticado com demencia que o torna cada vez mais incapaz e mais dificil a convivencia com ele. O casal embarca numa road trip ao encontro de familiares para uma festividade.

Em termos de argumento o filme tem uma base e uma orientação simples que acaba por tornar o filme tambem demasiado simples. Em termos de dialogos existe momentos bem trabalhados do ponto de vista emocional, mas o filme nao adquire propriamente um ritmo entusiasmante com esse estilo.

Na realizaçao Harry Mcqueen e um jovem realizador ainda sem grande montra, que opta por processos simples deixando o protagonismo para alguns dos cenarios naturais que contextualizam a relação. isso favorece a força do casal, mas parece-me mais funcional nas escolhas do que na execução. Para um realizador jovem pode ser um inicio interessante.

O cast funciona Tucci e Firth encarnam papeis proximos do seu tipo mais usual e isso acaba por encaixar bem no registo de ambos. Sai mais fortalecido Tucci talvez por ser um ator com menos perdicado, mas acaba por ser bastante positivo o resultado de ambos.


O melhor - Alguns cenarios


O pior - Ritmo algo lento


Avaliação - C+



No comments: