Tuesday, February 02, 2021

The Dig

  NUm ano em que a Netflix se propos a lançar um filme por semana em produção hollywood eis que surgiu este pequeno filme sobre um dado historico com um elenco de luxo pensando ainda em algumas possibilidades de premios em face da extensão do periodo de concurso. Este foi um filme que apesar do seu tradicionalismo recolheu boas avaliações embora nos pareça que o seu estilo pausado poderá não ser por si só ser um ingrediente muito sedutor para massas.

Sobre o filme podemos dizer que se trata de um competente drama historico sobre uma descoberta arqueologica importante, com personagens que se combinam bem mas que tem um problema que muitos dos filmes deste genero mais tradicional acabam por ter que e um ritmo muito lento que acaba por fazer o filme perder a intensidade e resumir-se muito as factos historicos que narra.

Nao e um filme particularmente diferenciado, mesmo que tenha alguns apontamentos de destaque como uma realizaçao e captaçao de imagens bonitas, mas a sua estrutura narrativa completamente linear acaba por dificultar em muito que o filme crie um impacto proprio que o poderia conduzir para dimensões de cinema superior.

Mesmo assim uma historia interessante, historicamente curiosa, que embora pequena dá-nos algum conhecimento da arqueologia, e das suas figuras, mesmo que nem sempre seja um tema de muito interesse e que o filme acaba por se adormecer um pouco em torno de uma caracteristicas algo tradicionais.

A historia fala de um conjunto de arqueologos que tenta descobrir um cemiterio viking ate que encontram uma embarcaçao anglo saxonica que vai conduzir a uma disputa entre os museus para o reconhecimento de tal descoberta enquanto se cria uma união entre o lider da operação e a propritária dos terrenos.

Em termos de argumento o filme não é propriamente muito condimentado para além das descobertas que apresenta. Temos algumas ligações emotivas entre as personagens que deveriam ser mais importantes no processo, mas o argumento acaba por ser um dos factores da falta de ritmo.

Na realizaçao Simon Stone e um desconhecido que conseguiu trazer para a sua obra um conjunto de atores de primeira linha. Temos uma realizaçao algo parada mas com alguma estetica que consegue ir de encontro aos objetivos do filme. Nao sendo uma realizaçao brilhante e eficaz.

Em termos de cast o filme esta bem recheado, Mulligan encontra-se em boa forma num ano interessante, com as suas caracteristicas mais conhecidas como intensidade dramatica, e um Ral+ph Fiennes que sempre que se entrega aos seus projetos acaba por os dotar de uma competencia natural.


O melhor - A descoberta

O pior - O ritmo demasiado lento


Avaliação - C+



No comments: