Friday, February 05, 2021

One Night in Miami

 Desde a sua estreia no festival de Veneza que este filme baseado numa peça de teatro que reunia numa noite quatro das maiores figuras da cultura afro americana , tornou-se por toda a contingencia cultural e temporal um dos grandes candidatos aos premios. A forma como a critica bem recebeu este filme e acima de tudo uma boa divulgaçao da Amazon para o lançar em cima do anuncio de nomeados deu a força necessaria que neste ano atipico este filme seja um dos que terá garantidamente lugar garantido nas cerimonias de entregas de premios.

Sobre o filme podemos dizer que é um ensaio de dialogos de diversas personagens da cultura afro americana numa reunião sobre prespetivas da convivencia e dos seus direitos. E um filme sobre cada um deles e sobre formas distintas de estar na luta. Ideologicamente e um filme interessante com uma boa organização e uma ideia que beneficia para este alarido pela contingencia politica do ano.

Claro que podemos dizer que o filme mesmo nas convicções de cada uma das figuras acaba por ser um lugar comum, mas o filme consegue alguns apontamentos que são de sublinhar o conseguir destruir os mitos de cada um deles para os tornar personagens e acima de tudo que estes trabalhem em conjunto em quimica de grupo o que poderia ser dificil em face do mediatismo de todos eles.

Nao sendo uma obra prima, e sendo um filme com demasiadas convicções politicas temos uma abordagem interessante com alguma teatralidade de uma noite passada com quatro icons. Nao se pode diferenciar o filme das lutas politicas que King tambem tem entrado mas no final parece-me que o filme acaba mais do que o seu contexto.

A historia segue quatro figuras iconicas, como Malcom X,Jim Brown, Sam Cooke e Cassius Klay numa reunião sobre prespetivas de ver a vida de um afro americano de sucesso numa suciedade comandada por brancos.

Em termos de argumento a peça de teatro e tambem o filme tem um bom argumento pela originalidade da sua abordagem e por integrar aquilo que é mediatico e caracteristico em cada um deles e encaixar num filme de personagens. Poderá ser considerado em parte demasiado policito mas funciona.

Regina King uma atriz de sucesso e galardoada estreou-se na realizaçao com um trabalho dificil que conseguiu cativar a critica. Ao contrario do que tem sido feito em algumas peças de teatro que passam para o ecra esta e mais uma abordagem clara de cinema com um excelente trabalho de caracterização que merece reconhecimento.

No cast um conjunto de atores nao muito conhecidos que encaixam principalmente fisicamente nos seus icons. O maior destaque vai para Odom Jr que junta o papel mais interpretado em termos de maneirismos e de voz que vai certamente o conduzir a uma nomeaçao.


O melhor  - Os icons tornarem-se personagens


O pior - Pode ser demasiado politico e contextual


Avaliação - B



No comments: