Sunday, September 02, 2018

Ocean's 8

Mais de dez anos depois de Cloonley e os seus amigos sob a batuta de Soderbergh terem criado um novo mundo nos filmes de assaltos surge uma sequela ou melhor uma homenagem no feminino com uma uniao tenue aos primeiros filmes mas que que marca quer o espirito quer acima de tudo o valor comercial do filme. Criticamente ao contrario do prmeiro filme do lado masculino as coisas foram positivas sem ser entusiasmantes. Por sua vez em termos em termos comerciais sendo um filme sem grandes efeitos especiais podemos dizer que o resultado foi consistente e condizente com aquilo que os homens foram conseguindo.
Sobre o filme eu confesso que detetei em todos os filmes de Ocean um problema particular que nao me fazia ser um fa claro do filme, o facto de tudo correr bem do inicio ao fim conforme o planeado, perdendo o filme alguma intriga. Pois bem este filme no feminino tem o mesmo problema basicamente assistimos a um golpe e pouco mais o filme nao nos da grandes personagens e todos sabemos como tudo vai acabar e isso nao e propriamente bom para um filme de suspense.
Agora e obvio que a riqueza do cast recheado de super estrelas no feminino mesmo que em termos de personagens fique a ideia que o filme nao utiliza nenhuma delas para alem da vertente comercial, e o filme trabalha isso a estetica dos momentos do golpe do lugar do golpe isso não enriquece o filme em termos de historia e argumento mas torna o filme maior e isso tambem e um ponto de vista comercial.
Claro que os fas dos primeiros filmes podem gostar da homenagem ainda que sintam falta da maioria dos personagens dos primeiros filmes, e aqui pensamos que poderia existir mais pontos de uniao. POr outro lado e um filme grande com pressupostos simples que tem mais preocupaçoes comerciais do que preocupaçoes em ser um filme marcante. Provavelmente em face dos resultados comerciais podemos ter sequelas.
Sobre o filme temos a irma de Danny Ocean que sai da cadeia com um plano para assaltar uma esposiçao de joias em pleno Museu Metropolitano de Nova Iorque, depois de formar a equipa da luz ao plano com a motivaçao extra de vinganca.
Em termos de argumento o filme e demasiado igual a outros com o mesmo pressuposto com o problema de nos parecer sempre um filme que nao tras nada de novo em termos de personagens ou mesmo nos twist. Temos um filme igual aos tres anteriores com um plano ligeiramente mais pequeno e no feminino.
Para realizar eu confesso que a contrataçao de Ross me surpreendeu, desde logo porque e um realizador veterano com alguns filmes bem cotados ainda que mais comerciais do que propriamente de critica, e que apesar de veterano tem aqui apenas o seu sexto filme que acaba por ser mais de tarefeiro do que outra coisa.
No cast o filme arrisca muito pouco com alguns dos valores mais mediaticos do mercado em termos de actrizes femininas, desde logo Bullock num filme que encaixa mais no seu estilo do que numa Blanchet quase insignificante para o filme e uma Hathway no lado mais comico do filme. Percebe-se que se trata de um ponto comercial nas carreiras e nao a procura de reconhecimento por trabalho.

O melhor - O filme tem um plano de roubo interessante

 O pior - Mais do mesmo

Avaliação - C

No comments: