Thursday, September 06, 2018

American Animals

Este filme que acabou por ser muito conhecido nos EUA por ser a estreia na distribuição da atualmente polemica MOvie Pass, acabou por conseguir bons resultados criticos depois de uma agradavel recepção em SUndance. Comercialmente a ligação ao Movie Pass acabou por ser positiva permitindo resultados que talvez de outra forma teriam sido dificil de obter.
Os filmes sobre assaltos parecem estar novamente na moda principalmente depois da loucura obtida com a serie Casa de Papel e o regresso às aventuras da familia Ocean. Este e um filme completamente oposto pois trata-se desde logo de um filme sobre um assalto completamente falhado, mas acima de tudo fala-nos da irreverencia e na tentativa dos adolescentes marcarem a rebeldia, nesse ponto o filme e particularmente diferente conjuntando momentos de algum valor comico com a introduçao de diversos pontos de analise sobre o estado das coisas.
Pese embora o filme funcione em quase todos os seus pontos, parece-me que durante tempo demasiado anda algo perdido no genero que quer assumir, o lado dramatico das personagens e da forma como tudo resultou para elas ja que será baseado numa historia alegadamente veridica, até ao lado mais comico de situações sem grande explicaçao com base na falta de jeito total dos autores para o plano que tem.
Assim resulta um filme interessante, bem interpretado, que acaba por conjugar bem tudo o que vai acontecendo com os comentarios das pessoas reais e que mesmo podendo arriscar mais pelo menos na abordagem visual, que acaba por ser algo abandonada nos primeiros cinco minutos de filmes, mesmo assim um filme bem escrito, com bons momentos e acima de tudo um bom exemplo do que pode ser a imaturidade só porque sim.
Em termos de historia o filme fala de quatro jovens que se juntam alegadamente para levar a cabo um plano de assalto a uma biobilioteca universitaria com livros muito valiosos.
EM termos de argumento o filme funciona, pese embora oscile algo entre uma maior densidade dramatica e um lado mais liberto parece-me claro que se trata de um filme bem escrito com personagens dimensionais e com bons dialogos.
Na realizaçao parece-me que Bart Layton acaba por ter espaço para mais do que aquilo que nos dá, tirando a forma como nos vai dando os comentarios das pessoas reais envolvidas nos factos o filme não tem muito mais risco, sendo que inicialmente até nos leva a pensar que teriamos mais imagem.
No cast o filme encontra personagens jovens interpretados por atores que começam a ganhar o seu espaço. Peters tem o lado comico e intenso que a sua personagem necessita. Por seu lado Keoghan demonstra novamente a intensidade que o ano passado tinha brilhado em The killing of Sacred Deer ainda que com um papel muito menos explosivo, mas nos detalhes e percetivel estar ali um excelente projeto de ator.

O melhor - A moral assumida do filme.

O pior - Esteticamente poderia ser mais arrojado

Avaliação - B-

No comments: