Tuesday, September 18, 2018

Solo: A Star Wars Story

O mundo da Guerra das Estrelas tem sido a mais recente aposta da Disney na tentativa de rentabilizar ao maximo este franchising. Este era uma das suas maiores apostas já que nos trazia a base de uma das personagens mais amadas da saga, o mitico Han Solo. Os resultados criticos do filme foram positivos embora não tenham sido entusiasmantes. Em termos comerciais se nos EUA as coisas não correram mal, em termos mundiais as coisas foram desoladoras para um projeto que tinha certamente uma ambiçao bem maior.
Sobre o filme podemos dizer que o mesmo inicia de uma forma algo simples sem grandes apresentações das personagens e apostado acima de tudo em efeitos especiais de primeira linha. Essa primeira fase acaba por ter muito pouco conteúdo sendo sempre demasiado lenta ou pouco emotiva, onde acima de tudo falha na simbiose entre Han Solo e Chewie.
Com o passar do tempo e com os twists que vai tendo o filme vai melhorando a componente de ação, embora nos pareça sempre algo lento em termos de emoção e acima de tudo muito pouco desenvolvido em termos de personagens. Alias o filme parece sempre esperar demasiado dos pontos de ligação emotivo como o surgimento da Millenium Falcon ou mais que isso as personagens que mais tarde fizeram as delicias da primeira saga. Esta dependencia faz com que o filme acabe por nao funcionar de forma própria, sentido-se sempre que nao tem graça natural e mesmo em termos da historia em si esta longe de um filme de primeiro plano.
Pelo lado positivo temos alguns apontamentos que acabam por ser a homenagem aos primeiros filmes, desde os vestidos, aos efeitos, à musica o filme nisso acaba por ser fiel ao que os primeiros filmes foram, principalmente na caracterização das personagens em termos de maneirismos. O filme ganha alguma força com os twists finais mas mesmo assim parece curto para um filme com tanta expetativa.
A historia tras-nos a forma como Han Solo se transformou de um bandido a um piloto eximio, e a forma como as ligações se foram estabelecendo até se tornar ele num super heroi inter galatico.
Em termos de argumento parece-me um filme com pouco conteudo para a sua duração. Apenas no final temos algum rasgo narrativo com as reviravoltas, ja que no inicio parece inicial com o carro em andamento e isso esta longe de me parecer uma boa opção.
Na realização Howard foi uma segunda escolha e parece-me que acaba por ser mais um tarefeiro do que alguem que da assinatura ao filme. Isso acaba por fazer com que o filme tambem neste particular seja algo cinzento.
No cast temos alguns dos melhores momentos principalmente a forma como Eirhenreich consegue imitar os maneirismos todos de Ford. Nos secundarios as personagens nao ajudam grandes interpretaçoes mesmo assim num cast rico.

O melhor - Os maneirismos fieis de Han Solo.

O pior - A falta de graça do filme

Avaliação - C-

No comments: