Saturday, September 15, 2018

Sgt Stubby: An American Hero

A animaçao sempre foi uma forma de nos dar alguns indicadores da historia aos mais pequenos, principalmente em filmes de pequeno estudio. Este filme acaba por ir nessa tradiçao pese embora com um investimento maior, tentando homenagear as historias que parecem escritas para menores que realmente aconteceram. Este filme acabou por obter criticas medianas contudo comercialmente para um filme de animaçao com alguma presença na distribuição foi um desastre, demonstrando que os mais pequenos gostam mais de ficçao do que aulas de historia.
E obvio que o objetivo do filme e nobre, por um lado homenagear os soldados com a transposição de uma historia real, e depois dar-nos o tipico filme juvenil com um animal de estimaçao como heroi. O problema e que a opçao por animaçao retira desde logo muito do publico alvo juvenil e o filme acaba por ser aborrecido para os mais pequenos que dificilmente conseguem entender as dinamicas de uma guerra ou mesmo do exercito.
Por tudo isto parece-me que e sempre um filme que funciona bem melhor na mensagem do que na sua duração caindo demasiadas vezes em circulos narrativos e em detalhes de historia que lhe cortam o ritmo podendo ser mais curioso para os mais adultos do que propriamente para os mais pequenos, mas ai a animaçao esta obviamente a mais.
Assim, parece-me que sera sempre um filme de dificil resultado, que se sublinha a preocupação em ser detalhado principalmente no contexto de guerra, mas que depois tem dificuldade em ser naturalmente empatico com a excepção da relaçao central entre o cao e o seu dono. Fica a ideia que o obejtivo do filme era impossivel de concretizar.
A historia tenta nos dar as aventuras de um cão em plena primeira guerra mundial, englobado no exercito americano, bem como a relaçao entre amigos em plena guerra mundial.
Em termos de argumento e um filme previsivel, com os elementos obvios que acabamos facilmente por perceber que tem pouco espaço para ser diferente. Parece-me que os detalhes historicos sao exagerados para o resultado final.
Na realizaçao Richard Lanni e um total desconhecido com alguns projetos no ambito de guerra mas que aqui tentou ligar esse ponto com animaçao, num trabalho dificil que cumpre mas sem grande rasgo criativo.
No cast de vozes o filme e feliz nas escolhas de Lerman e Depardieu nas personagens principais, a diferença de vozes acaba por ser a sua maior valia, criando empatia nesta relaçao.

O melhor - A tentativa de dar cultura aos mais pequenos.

O pior - E uma tarefa que ainda tem que ser simplificada

Avaliação - C

No comments: