Friday, July 06, 2018

Gotti

John Travolta nos ultimos anos desapareceu da primeira linha colecionando filmes de uma serie secundaria, normalmente produçoes de baixo custo com pequenas e fugazes apariçoes em contexto mais conhecidos. Este filme foi um risco do acto num biopic dificil e mais que isso de alguem que nem sempre e facil de representar. Para azar de Travolta esta sua aposta acabou por falhar com avaliaçoes essencialmente negativas. Comercialmente para um filme com pouco mediatismo podemos dizer que o resultado foi positivo.
Sobre o filme podemos dizer que temos um biopic sobre a mafia italiana tradicional, quer na abordagem, quer no contexto e mesmo na caracterizaçao das personagens. O problema e que mesmo que a historia seja interessante o filme nunca a consegue potenciar, acabando o filme quase sempre ficar marcado pelo lado mais agressivo e frio do filme o que e pouco para um filme com estes pressupostos.
Outro dos problemas que o filme tem principalmente tendo em conta que na base e um filme de gangsters e a incapacidade de empregar ritmos elevados de colar o espetador a cadeira, num filme que tenta procorrer demasiadas relaçoes e principalmente as traiçoes e torna tudo muito confuso.
Mas outro dos problemas acaba por ser o "boneco" criado por Travolta repleto de maneirismos ainda para mais quando ocupa toda a duraçao do filme acaba por ser cansativo, num filme que tinha obviamente de ter bastante mais impacto do que uma narraçao simples e cinzenta de eventuais factos.
A historia fala-nos da ascençao de Gotti dentro da mafia italiana em Nova Iorque das suas relaçoes e principalmente da sua proximidade com o seu filho.
Em termos de argumento penso que o filme tenta ir a demasiados pontos ao mesmo tempo e acaba por ser uma confusao total no argumento nas passagens do argumento e acima de tudo no desenvolvimento dos personagens.
A realizaçao a cargo de kevin Connolly e simples uma abordagem tradicionalista com nova iorque como pano de fundo mas sem rasgo ou originalidade. Nao me parece que seja com este filme que a carreira cresça.
No cast o filme e dominado por um Travolta recheado de maneirismos pouco competente demasiado teatral e o filme sofre com isso, principalmente por ser um actor claramente baixo de forma e que todos percebem o seu atual momento.

O melhor - Gotti e um personagem interessante

O pior - Merecia um filme mais bem feito

Avaliação -D+

No comments: