Sunday, July 15, 2018

Isle of Dogs

Depois do autentico sucesso globar critico e comercial que foi o Grande Budapeste Hotel foi com alguma surpresa que Wes Anderson anunciou que o seu filme seguinte seria novamente um Stop Motion, algo que já tinha efetuado com Fantastic Mr Fox. Estreado em pleno festival de Cannes, novamente esta obra do cineasta foi muito bem recebida pela critica tendo ganho o premio de melhor realizaçao. Em termos comerciais mesmo sendo o cinema de Andersson longuinquo da globalidade os resultados principalmente internacionais foram interessantes.
Sobre o filme, eu confesso que com Moonrise Kingdom e o mais recentemente Grand Budapest Hotel, Wes Anderson conquistou para mim o papel de melhor cineasta do momento, pelas criaçoes todas que os seus filmes consegem ter. Neste filme ele tras novamente esta faceta que na minha opiniao pelo facto de ser animaçao acaba por perder alguma força em termos de dimensao, mesmo que a dificuldade obviamente seja maior. Em termos produtivos temos o melhor que Anderson consegue fazer e isso e brilhante mas prefiro mesmo assim os seus Live Action.
Em termos de argumento temos o humor, a satira e o simbolismo tipico de Anderson, tambem aqui parece-me que este filme esta ligeiramente abaixo dos seus dois anteriores, principalmente porque ao entrar na dinamica dos cães perde algum significado que os outros filmes no meio de toda a sua excentricidade conseguiam ter. Mesmo que por vezes consiga com um humor subtil fazer transitir muito do que quer, parece-me que sendo um grande argumento não é o melhor de Anderson.
Ou seja um filme de animaçao totalmente original no argumento e na produçao, com a assinatura brilhante do realizador, que me parece perder alguns pontos quando comparado com os filmes anteriores de um realizador que aos poucos assumiu uma identidade propria e super respeitada no cinema mundial.
O filme fala de uma decisao que conduz todos os cães para uma ilha de lixo e a procura de um adolescente pelo seu fiel amigo, no meio de todos os residuos do Japão.
Em termos de argumento mesmo sendo apenas regular para o parametro Anderson isso e otimo para o parametro global. A aposta numa realidade de cães acaba por lhe fazer perder algum simbolismo mesmo que em termos de humor, dialogos o filme seja fortissimo.
Anderson e mais que um brilhante realizador um transissor de arte a todos os niveis. Novamente temos um filme com uma realizaçao inacreditavel, de um grau de execuçao complexo, ANderson folta a brilhar numa  otima realizaçao e mais que isso numa otima assinatura.
No cast de vozes Anderson consegue reunir um cast de primeira linha, Cranston e uma excelente escolha para o protagonista e todos os outros cumprem na perfeiçao o que cada personagem pede.

O melhor - Anderson

O pior - Os Spot Motion do autor ainda estao ligeiramente abaixo dos Live Action

Avaliação - B

No comments: