Saturday, July 28, 2018

Tully

Young Adult mesmo não sendo uma das obras de referência de Jason Reitman e uma obra significativa pelo retrato que faz de uma mudança de fases de vida. Este ano e com o mesmo elenco de argumentista e protagonista e realizador surgiu um filme com outra abordagem sobre uma fase de vida. Estreado em Sundance o filme recolheu criticas muito interessantes recuperando o lado mais positivo que Reitman conseguiu principalmente na primeira fase da carreira. Comercialmente nao e propriamente um filme de grande publico mas os resultados acabaram por ser consistentes para um filme com uma toada independente.
O ser mãe e sem sombra de duvidas gratificante mas uma mudança na vida que provavelmente nao vai deixar nada igual. O filme tenta debruçar sobre isso e sobre o impacto extremo que isso pode ter na vida de uma pessoa. O filme e inteligente na forma como leva tudo ao extremo para fazer vincar a sua ideia. Reitman sempre foi forte na critica social e nas caricaturas e mais uma vez é intelentissimo quer na forma de abordar mas acima de tudo na forma como leva tudo ao limite maximo.
Mas o filme quer mais do que descrever essa fase e ai e onde o filme arrisca mais, na relaçao entre mae e ajudante e o seu twist o filme acaba por ser arrojado embora me pareça que singifica bastante naquilo que significa mas tem dificuldades depois em sair dessa opçao pelo menos de uma forma vermosivel e na reaçao ao climax parece-me que o filme não manifesta a competencia que tem ao longo do seu desenvolvimento.
Mesmo assim parece-me o regresso de Jason Reitman a um cinema significativo e mais que isso a um cinema que retira o melhor dos seus interpretes numa satira sobre acontecimentos de vida bem real. O cinema contemporaneo de Reitman e uma assinatura que pode ser dificil de assimilar mas parece-me que se trata de um realizador que com estes filmes vai marcar uma carreira propria.,
O filme fala de uma familia ja com dois filhos que aguarda o terceiro e a exigencia de tal facto a mae de familia que tem que lidar diariamente com a exigencia total que e responder as necessidades de tres crianças em fases diferentes com a ajuda de uma babysitter noturna.
Em termos de argumento Cody brilhou com Juno onde conseguiu o Oscar e nao mais conseguiu atingir esse nivel. pese embora os filmes que se seguiram tiveram a mesma toada, neste caso temos um filme competente significativo mas mais comum numa fase mais madura da escritora.
Reitman nao e um realizador de grandes truques de camara ou uma abordagem totalmente diferenciadora, mas para uma ainda curta carreira ja tem uma colecao de filmes de primeira linha. Aqui tem em termos de realizaçao um dos seus melhores trabalhos, principalmente na forma como filma as rotinas, ja merecia no minimo um premio melhor.
No cast Theron volta ao cinema de primeira linha, numa personagem complexa, exigente que apenas esta ao alcance das melhores, e Theron quando quer e das melhores como bem demonstrou neste filme. Temos o lado dramatico uma vertente mais fisica num papel completo. Destaque para alguma força da personagem de Linvingston um actor de segunda linha que demonstra aqui merecer mais projetos.

O melhor- O tema e a força do mesmo.

O pior - A consequencia do climax

Avaliação - B

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