Friday, July 27, 2018

I Feel Pretty

Amy Schumer tornou-se nos ultimos anos uma figura de referência quer na comedia de Hollywood mas tambem como comediante em televisão, o que a tornou numa figura mediatica dos media, como alguem que apesar de ter uma estrutura fisica pouco apelativa consegue contornar isso com uma forma de estar. Essa forma acaba por ser a base para este filme que acabou por ficar longe de outros sucessos da actriz no cinema com avaliações medianas com ligeiro pendor negativo. Comercialmente também bastante longe do que obteve com Trainwreck o seu filme de maior sucesso.
A mensagem que o filme quer passar é sem duvida positiva, a de que mais que a beleza externa das pessoas e importante a forma como as pessoas se conseguem analisar. Mas para alem da mensagem o filme acaba por ser uma vazio desesperante. Desde logo do ponto de vista de comedia, para um filme que se assume neste genero, o filme nunca consegue ser minimente engraçado, alias não me recordo de uma unica sequencia em que o filme consiga mesmo soltar a gargalhada ao espetador, sendo um conjunto de sequencias de um humor fisico por si so, e acima de tudo sem força para fazer o filme funcionar como comedia.
Mas tambem em termos de mensagem, não fosse o filme ser claro nesta abordagem e a repetir vezes sem conta, o conjunto de personagens completamente vazias e dialogos pouco ou nada revelantes acaba tambem por esvaziar o filme em termos de narrativa ou mesmo naquilo que é a historia das personagens.
OU seja um filme que me parece um claro tiro ao lado quer em termos de comedia, mas acima de tudo num filme que parece querer ser mais que isso. Nesse particular parece-me que o filme tem dificuldade em fazer o balanço entre o seu lado mais comico e o lado mais serio, acabando por falhar em todos os pontos.
A historia fala de uma mulher com uns quilos a mais mas com o sonho de ter uma imagem de sono que acorda olhando para si como uma top model, o que vai alterar a sua confiança e potenciar a sua vida profissional e amorosa, mesmo que os outros continuem a olhar para si da mesma maneira.
Em termos de argumento podemos observar que o filme tinha um bom sentido, mas que depois acaba por ter muitas dificuldades na sua execução, por falta de capacidade de nos dar bons momentos comicos, boas personagens e mais que isso um desenvolvimento interessante da intriga.
Na realização esta dupla de realizadores sempre relacionada com a escrita de comedias ligeiras, tem aqui um trabalho obvio pouco risco, muita cor mas sem grande caracter criativo acaba por nos dar um filme obvio do ponto de vista da realizaçao.
Schumer tenta liderar o filme mas nao consegue sair das suas maneiras habituais e torna-se mais do mesmo. parece obvio que o filme necessitava de mais fulgor e mais valor comico de uma comediante de primeira linha. Pior mesmo so Williams, uma actriz usualmente inteligente mas que tem aqui um dos piores papeis do ano.

O melhor - O filme tinha um bom intuito

O pior - A falta de graça natural do filme

Avaliação  - D

No comments: