Tuesday, July 17, 2018

Chappaquiddick

Nos ultimos anos tem surgido diversos filmes e series sobre os diferentes actores da familia Kennedy. De todos eles ted acabou por ser o menos famoso e cuja a historia acabou por ser menos mediatica, dai que este filme acabe por ter menos visibilidade do que os outros, já que a historia em si relaciona-se mais com a gestão politica de um acontecimento do que ele proprio. Este filme acabou por ter criticas interessantes mas insuficientes para lançar a obra para qualquer disputa de premios. Comercialmente para um filme com poucos objetivos comerciais os resultados ate acabaram por ser em toda a medida consistentes.
Sobre o filme em si parece-me desde logo claro que devemos sempre separar dois pontos em que o filme funciona de forma diferente. Em termos de personagem parece-me que se trata de um filme algo simplista, as indecisões acabam por nao permitir que a personagem seja bem caracterizada ou que o filme ganhe dimensão para alem da historia que vai contar. O filme funciona bem melhor no acontecimento politico em si, já que toda a gestão do ocorrido acaba por ser o lado mais forte do filme, principalmente na gestão da crise.
Por este mesmo facto parece-nos um filme parcialmente competente, mas que perderá sempre pois fica-se com a ideia que esta historia so ganha imponencia por se tratar de um Kennedy e no contexto familiar em questão. E obvioamente um acontecimento menos imponente do que os anteriores, e o filme nem sempre consegue dar de si o contexto que me parece importante para todo o entendimento.
Fica assim completo os filmes sobre os diferentes Kennedy e os seus percalços politicos. Este poderá ser entendido com um filme menor, mas que de alguma forma acaba por vincar bem o peso que o nome em questão estava a ter junto dos seus membros.
A historia fala do Senador Ted Kennedy e a forma como um acidente em que participou e que colocou termo a vida de uma ex-secretaria do seu irmão Robert, obrigou a uma gestão do dano, que tal acontecimento provocou na sua carreira politica.
Em termos de argumento e um filme algo indeciso na definição da personagem e isso nem sempre dá força ao filme. Muito melhor na gestão e na forma como tudo é detalhado em termos de gabinete de crise. Nao e um filme que seja particularmente dinamico.
Na realização deste filme temos John Curran, um realizador experiente normalmente com projetos imponentes mas que ate ao preciso momento ainda não conseguiu convencer em plenitude com nenhum dos seus filmes. Aqui temos uma realizaçao simples se bem que contextualizada em termos temporais, mas que esta longe de ser magnifica.
No cast, Jason Clarke encaixa bem no papel de Ted Kennedy, com a ajuda de uma carterizaçao subtil o actor tem um papel interessante, mesmo que a personagem por vezes nao consiga crescer. Ed helmes tenta sair do registo de comedia mas nem sempre com sucesso.

O melhor - A gestão politica que o filme nos dá-

O pior - A forma como a personagem nunca se define

Avaliação - C

No comments: