Sunday, November 26, 2017

Tulip Fever

Quando um filme de epoca de estudio consegue ter nas suas fileiras um elencto tão actual e recheado como este é normal que as expetativas fiquem elevadas. Contudo quando o resultado esta longe de ser uma obra prima normalmente as criticas aguidizam-se num sentido negativo o que acabou por acontecer neste filme. Comercialmente os resultados foram decadentes muito tendo em conta que se tratou de um filme que nunca conseguiu uma expansao plena, o que tendo em conta o elenco e de estranhar.
Sobre o filme, eu confesso que gosto de filmes com mudanças continuas de intriga e no desenvolvimento da historia porque penso que por um lado da um ritmo interessante a um filme de epoca, e por outro lado vai-se aproximando do espetador. E nisso o filme mesmo com demasiada previsibilidade tem esse ritmo, mesmo que grande parte das vezes recorra a algum cliche na forma como monta as sequencias.
COntudo o filme acaba por ter um defeito grave num filme desta dimensao, é completamente desiquilibrado nas linhas narrativas, principalmente quando comparadas umas com as outras. E isso começa logo na vertente mais comercial do negocio das tulipas, este ponto que alegadamente é tão importante para o filme acaba por ser nada mais que um contexto que na realidade nada dá para a intriga em si, parecendo que por vezes o filme não consegue desenvolver alguns relacionamentos e alguns dos pontos do argumento já que tenta ir a diversos fogos na maioria dos casos sem sentido.
Por tudo isto, este filme acaba por ser um filme com relativa qualidade quando analisado como entertenimento simples, um filme que principalmente na relaçao central, acaba por ser intenso na panoplia de sentimentos, mas que a determinada altura parece entrar num enredo demasiado complicado para sair dele, acabando por no final atalhar quando tinha de ser bem mais congruente com tudo que nos deu anteriormente.
A historia fala de uma jovem casada com um homem rico mais velho, de quem espera ter um filho. Durante este periodo acaba por conhecer um jovem pintor por quem se apaixona e acaba por iniciar uma relaçao extra conjugal que pora em causa o futuro deles e de todos a sua volta.
Em termos de argumento posso dizer que sendo um argumento dificil, principalmente pelos diferentes nos narrativos, é bem melhor no seu desenvolvimento do que na sua conclusao. COntudo sublinhe-se o risco de tentar ser um filme complicado num emaranhado de relaçoes entre personagens.
Na realizaçao Chadwick, e um realizador de segundo nivel, muito relacionado com filmes que criam expetativa mas que ate ao momento ainda não concretizaram. Aqui tem bons momentos na forma como filma uma Amesterdao em decadencia, mas nem sempre retira a beleza que um contexto como aquele poderia ter. AInda aguardamos o seu trabalho de eleiçao.
No recheado cast, pouco ou nenhum acaba por emergir. VIkander mesmo em epoca ja nos deu bem melhor, DeHaan e Waltz encaixam nas personagens sem grande brilho. No restante parece mais nome do que qualidade.


O melhor - O risco de um argumento arriscado

O pior - A conclusao

Avaliação - C

No comments: