Thursday, November 09, 2017

On Wings of Eagles

Existem personalidades cujos feitos ao longo da vida não sao passiveis de ser retratados apenas em um filme. Um desses personagens é sem sombra de duvida Eric Liddell, figura central no iconico Momentos de Gloria e que teve este ano esta roduçao americana e chinese sobre os seus momentos finais. Um filme claramente mais pequeno que apenas estreou em pequenos circuitos que acabou por ter uma avaliaçao quase indiferente e comercialmente fruto da pouca distribuição este filme praticamente nao existiu pelo que o que conhecemos de Eric na maior parte do tempo será o que Momentos de Gloria nos ofereceu.
Sobre este filme, temos um drama de guerra, que se debruça mais nas atrucidades dadas pelo imperio Japones do que propriamente um biopic sobre qualquer personagem, nem que seja porque neste campo o filme é quase sempre demasiado romantico na caracterização e em todos os momentos desta personagem parecendo que na maior parte do tempo deseja uma propaganda ao mesmo do que contar uma historia.
E esse exagero em nos dar o lado bom da personagem acaba por tirar dimensao factual ao filme, e mais que isso dimensão historica, todas as sequencias parecem tiradas de um livro de boas maneiras quase biblico da forma como a personagem se comporta. Mesmo assim alguns bons detalhes na forma violenta e crua com que nos da algumas atrocidades e o desmerecimento pela vida humana em momentos de guerra.
Um filme claramente menor sobre uma personagem iconica, dando-nos talvez o lado mais dificil e o que determinou a sua morte. Parece ser sempre um filme com alguma tendencia orientam mas com a preocupaçao constante de tentar ao maximo ser um filme correto e simpatico principalmente na homenagem a sua personagem central.
A historia fala-nos dos ultimos dias do atleta Eric Liddell em plena ocupação do imperio Japones, e a forma com que o mesmo foi tratado num campo de refugiados.
O argumento parece demasiado escrito de forma a potenciar ainda mais os feitos de um personagem. Isso pode acabar por tirar ao filme alguma dimensao historia e caracter factual, isso e um erro muito comum em cinema de segunda linha, principalmente em biopics.
Na realização a cargo de Stephen Shin um realizador experiente de um cinema oriental o resultado e melhor que o filme. ALgumas imagens bem escolhidas, num contexto bem montado, num filme de estudio, que mesmo nao tendo grandes momentos de criatividade e sempre competente neste segmento.
Um dos problemas do filme acaba por ser a construçao de Fiennes da personagem, demasiado messias, demasiado pausada para uma personagem que se queria de carne e osso, para potenciar ainda mais as suas virtudes. Neste particular parece-me que o filme perde com um protagonista que nao consegue dar realismo a uma personagem que necessitava em face das caracteristicas do filme de ser real.

O melhor - A forma como o filme conta algo unico de uma personagem tambem unico

O pior - Nota-se a mão humana para embelezar a obra

Avaliação _ C

No comments: