Tuesday, November 07, 2017

The Nut Job 2

Existe fenomenos completamente inexplicaveis no cinema americano. Um dos mais recentes acaba por ser o facto da Universal ter apostado na sequela de um filme de animaçao que se tornou não só num floop critico a toda a dimensão como comercialmente esteve longe de qualquer sucesso. Dai que sem surpresa esta sequela seja mais do mesmo, comercialmente muito longe dos resultados dos melhores filmes de animaçao de grandes produtoras e criticamente mais um rotundo floop. COntudo nunca estes resultados neste caso são garantia do termino do franchising.
Sobre este filme desde logo começo por sublinhar que achei o primeiro filme uma das piores ideias de animaçao que teve a luz do dia nos ultimos anos. Dai que seria quase impossivel que uma sequela com ideias semelhantes conseguisse alterar muito o sentimento ja criado por um filme demasiado esteriotipado, demasiado ruidoso, e que perde o seu sentido moratório por não apostar nele a serio. E neste filme isso torna-se mais claro porque a moratória do filme é mais forte e mais que isso acaba por ser mais actual. Contudo o filme desiste dela, ou tenta que o filme seja um ruidoso filme de ação com uma comedia demasiado absurda quando nos parece que o filme deveria ter outros pontos que este consegue ter, mas que acabam por nunca ser realmente potenciados.
Em termos produtivos nao temos grande evoluçao no que diz respeito ao primeiro filme. Mesmo sendo um filme da Universal, parece-me que esta produtora nos ultimos anos tem estado longe do sucesso principalmente na animaçao, nao encontrando os filmes perfeitos que lhe permitam evoluir em termos esteticos, dai que este filme seja mais do mesmo, muita cor, mas muitas vezes pouco sentido.
Tambem em termos humoristicos o filme parece-me sempre demasiado absurdo, de piada facil, grande parte das vezes fisica. Isto pode resultar nos publico mais jovem mas a falta de carisma das personagens acabam por distanciar este conceito principalmente quando comparado com outros bem mais carismaticos.
A historia segue a personagens do primeiro filme, com o protagonista a ter que fazer pela vida, ja que a fabrica de nozes que encontrou explodiu e o parque onde viviam foi substituido por uma feira popular, o que vai fazer os protagonistas do filme tentar encontrar outro espaço bem como salvar o parque onde vivem dos perigos da evoluçao.
EM termos de argumento parece-me que moratoriamente o filme é ligeiramente mais rico na mensagem do que o seu antecessor. COntudo parece-me que o filme tem muitas dificuldades em sublinhar a mensagem preferido uma serie de situaçoes sem grande de uma humor facil, de personagens sem chama.
Na realizaçao e produçao do filme Carl Brunker tomou a direçao do filme ele que ja tinha tido uma experiencia de pouco sucesso no mundo da animaçao, e que parece dotar a sua carreira de filmes menores no genero.
No cast de vozes as escolhas semelhantes ao primeiro filme, tem um erro obvio na minha opinião Maya Rudolph e demasiado androgena na voz para uma personagem que se quer rebelde feminina. Nos novos nada a registar de significativo

O melhor - Uma mensagem mais forte que no primeiro filme

O pior - QUase nao aproveitar este facto

Avaliação - C-

No comments: