Sunday, November 12, 2017

Brad's Status

Quando uma das figuras iconicas da comedia dos ultimos anos, como Ben Stiller se junta a um realizador conhecido por ser argumentista também de comedia, num filme com tendência dramatica a expetativa tem de ser muita, porque seria um filme fora do contexto habitual dos seus protagonistas, e com o rotulo de possibilidade de entrada na discussão dos premios. As avaliações do filme mesmo não sendo de primeira linha acabaram por ser positivas, embora nos parece longe do necessario para entrar na corrida aos premios. Comercialmente, um filme com pouca distribuição acabou por ter resultados demasiado residuais.
Sobre o filme eu confesso que normalmente gosto dos filmes com Ben Stiller com um caracter mais dramatico, ou mais de autor, como as colaborações que por vezes faz com Noah Baumbach. Este é um filme mais simples, mais intimista, e que funciona na maior parte do seu tempo. A preocupação constante do personagem em se comprar e minorizar perante os seus amigos, é algo tão comum e muito bem potenciado por um filme que chega a ser aflitivo pela forma como esta competiçao tão comum nos dias de hoje acaba por nunca deixar a personagem respirar.
E isto dura bem no balanço com um relacionamento muito natural e espontaneo criado entre o protagonista e o seu filho, acaba por dar um equlibrio maduro a um filme com um alto valor por aquilo que nos dá, mas mais que isso pela forma como nos dá, na forma como vai nos dando aos poucos os lados menos postivos das outras personagens e nos deixa aos poucos ver o lado positivo de uma vida apresentada inicialmente como totalmente negra.
O lado pior do filme e o seu precoce final. Se por um lado existe muitos filmes que estendem a sua duração sem muito ter a dar ao espetador, este é necessariamente o contrario, ficamos intrigados e questionamos sobre o que vai acontecer aos diferentes personagens, e se por um lado isto e sintoma que muito do filme funciona na proximidade com o publico, penso que a falta destas respostas tornam o filme obviamente menor,
A historia fala de um pai de familia, com uma vida totalmente paralizada, que embarca numa viagem com o seu filho de forma a este conhecer as diferentes universidades as quais se vai candidatar. Contudo esta viagem vai servir para um balanço de vida, em contraponto com o sucesso dos seus colegas de universidade.
O filme em termos de argumento e extremamente competente, principalmente pelo peso que da numa vida aos relacionamentos da universidade, mas mais que isso na forma como consegue fazer o personagem central, e mais que isso o espetador a pensar sobre o seu dia a dia, e sobre os objetivos de uma vida. Um argumento forte e intenso.
Em termos de realizaçao temos uma abordagem simplista, sem grande risco, uma realizaçao de comedia normal, sem grandes cuidados artisticos ou tentativa de fazer a camara ser protagonista. Isto e normalmente muito comum em realizadores que vem do lado do argumento.
No cast Stiller funciona bem neste tipo de filme, de falhado, ou de alguem longe de ser realizado. Muito mais introvertido do habitualmente na sua vertente comedia. Temos alguns dos tiques do actor que sinceramente sao desnecessarios a sua composiçao, mas o filme não fica prejudicado pelos mesmos. Melhor o jovem actor Austin Abrams, com uma composiçao silenciosa mas intensa.

O melhor - A forma como reflete a competiçao permanente entre pessoas.

O pior . O final

Avaliação - B

No comments: