Sunday, November 05, 2017

The Heyday of the Insensitive Bastards

O cinema repartido ao longo de pequenas historias sem qualquer ligaçao entre elas está nos ultimos tempos a ser uma moda principalmente no cinema independente, chamando a alguns projetos alguns actores de renome que marcam presença em produçoes curtas. Um desses projetos que viu a luz este ano foi este pequeno filme cujas historias falam das relaçoes entre pais e filhos. O resultado critico e comercial do filme foi praticamente inexistente, e poucos no futuro terão conhecimento da existencia deste filme.
Agrupar um conjunto de curtas sem qualquer ponta de ligaçao, a nao ser um paralelismo difuso no tema, parece-me a mim alguma preguiça principalmente quando tentamos dar o nome de filme. Aqui temos mesmo isso historias completamente diferentes, q
ue funcionam tambem elas junto do espetador de forma completamente diferente, e que nao conseguimos em momento algum percecional qualquer união entre historias todas elas demasiado difrentes e mesmo assim curtas na abrangencia.
Por tudo isto parece-me que se trata de um projeto sem grande sentido, podemos dizer que principalmente as duas ultimas historias resultariam bem em termos de curtas, o que para mim é facil de aceitar, mas englobadas num projeto maior a mim fica dificil perceber qual o sentido do filme agrupado desta forma, ja que rapidamente deixamos de perceber a origem de tudo o que estamos a ver.
Mas num cinema independente cada vez mais exprimental serão certamente diveros projetos estranhos no futuro a chegar ate nos, conseguindo chamar a si alguns dos actores para pequenos papeis, de forma a tentar dar uma dimensao ao projeto que em termos de conteudo acho que nunca chegarão a ter.
A historia fala-nos de sete pequenas historias sobre relações entre filhos e pais em diversos contextos e com diversas linhas de intriga.
O argumento é dificil de percecionar enquanto todo. No que diz respeito a soma das partes temos alguns pedaçoes bem escritos, principalmente o da conversa entre adolescentes sobre as vivencias sexuais, como outros completamente impercetiveis de sentido e logica.
Na realizaçao a cargo de oito realizadores diferentes mais uma vez temos a limitaçao clara das historias tambem na abordagem o que sustenta a tese que o filme nunca deveria ter sido lançado como pacote global.
No cast, em trechos narrativos tao curtos nao existe espaço para qualquer brilho de nenhuma das figuras que aceitou o desafio de participar neste projeto.

O melhor - As ultimas duas histórias

O pior - Um pacote global de coisas tão diferentes

Avaliação - C-

No comments: