Tuesday, March 08, 2016

Yosemite

James Franco tem-se tornado nos ultimos anos um exprimentalista no cinema ao protagonizar, escrever ou realizar diversos filmes pequenos muitos deles homenageando a sua origem. Este ano e baseado numa historia escrita por si deu à luz este pequeno filme que deu inicio ao arranque do presente ano cinematografico com uma estreia modesta. O resultado do filme foi muito limitado, criticamente numa mediania que não conseguiu dar grande impulso ao filme e comercialmente com a pouca distribuição e natural pouco valor comercial o filme tambem não conseguiu grandes resultados.
Sobre o filme já muitas vezes disse aqui que fracionar historias num registo final com menos de uma hora e meia e o primeiro caminho para o filme não funcionar em muitos dos seus aspetos. Pois bem este e um caso, o filme até tem um registo inicial directo objetivo mas com a inclusao das outras historias perde muito da objetividade e do sentido perceptivel, tanto e que no fim ficamos com a sensação que o filme não tem objetivos ou mesmo qualquer sentido.
Podemos dizer que e diferentes formas de retratar a forma como os menores vivem mas o certo é que o filme deixa muitos buracos abertos e mesmo a interceção entre as historias não e vincada pareendo quase sempre um filme pouco coeso, que tinha muito para dar para no final ser quase uma mao cheia de nada.
Pouco ou nada se regista de particularmente interessante neste filme a não ser um conjunto de boas interpretaçoes de atores pequenos que tem a sua estreia neste projeto e pouco mais, mesmo a presença de Franco desaparece para tornar o filme como um conjunto de tres curtas de impacto quase inexistente.
A historia fala de três pre adolescentes e as vivencias de cada um ate se juntarem no sentido de descobrirem um animal que se encontra solto na sua terra de origem.
No argumento podemos dizer que a historia até e simples em cada um dos seus fragmentos mais dificil e perceber o proposito os objetivos comuns do filme que parecem sempre escondidos, parece sempre um filme demasiado introspetivo pouco objetivo e sem grande forma de percebermos aonde queria ir.
Na realizaçao uma inexperiente realizadora de escola indie que faz as sequencias longas, no sentido de tentar ir mais alem do que os dialogos da personagem. Num filme com poucos meios pouco ou mais poderia fazer já que isso estava obviamente destinado ao argumento.
No cast Franco basicamente não existe, entra os primeiros vinte minutos para dar dimensao ao projeto que tem nos seus jovens protagonistas papeis interessantes de grau de dificuldade diminuto e certo mas acabam por ser eles o verdadeiro coração do filme.

O melhor – Os pequenos interpretes

O pior – Sairmos sem perceber a mensagem do filme


Avaliação - D+

No comments: