Monday, March 14, 2016

How to be Single

Todos os anos a epoca do dia dos namorados é um espaço onde alguns estudios aproveitam para lançar apostas mais ligeiras, normalmente ou comedias ou filmes romanticos. COntudo 2016 foi um pouco diferente pese embora tenha tido o tipico filme de Nicholas Sparks, a comedia, teve pela primeira vez um filme declaradamente para os solteiros como este. Esta comedia bastante feminina acabou por ter resultados criticos medianos, o que e sempre positivo num terreno tão pantanoso e comercialmente resultou quem sabe indicando um novo terreno comercial para o dia dos namorados, ou seja os solteiros.
Sobre o filme podemos dizer que e o tipico filme simples sobre diversas personagens algumas das quais que se cruzam entre si, o filme começa como o tipico filme romantico, com personagens com propositos diferentes no filme algumas mais emotivas, dando força a outras relaçoes que nao de namoro, e uma para funcionar de total elemento comico como é o caso de Rebel Wilson. COntudo o filme funciona de forma totalmente diversa nos dois segmentos se no ponto de vista emocional temos uma simples mas eficaz comedia nao romantica, do ponto de vista comico nao sou adepto da forma de Wilson fazer um humor, é facil, demasiado descritiva e sem qualquer tipo de piada inteligente, o que para mim e um desproposito para um filme que em tudo resto tem simplicidade de processos.
O filme tem um claro outro problema mas parece-me que este e um objetivo do proprio filme, que é o de ser extremamente feminista na diferença de analise perante a forma de olhar as relações, num filme que nao as diferencia assim tão objetivamente acaba por ser na justificação do mesmo ato de formas diferentes que o filme falha, para funcionar e ser mais racionalizado no ponto de vista feminino.
Mesmo assim uma comedia com alguns valores, que nao cai facilmente no romantismo que poderia destruir algum dos significados ou moratoria que o filme queria assumir, mas que parece assim ter um final demasiado aberto, o que numa comedia de grande publico pode nem sempre ser muito funcional. Pena e que a comedia sempre exagerade de Wilson torne o filme emotivo e simpatico num exercicio comico obseceno de uma forma gratuita que as personagens nao necessitava,
A historia fala de quatro mulheres que numa fase da vida em que se encontram solteiras acabam por gerir de forma diferente este estado, não so na convivencia uma com as outras mas acima de tudo na forma como vêm o homem.
O argumento é simples, tem um proposito muito bem estabelecido que é desvalorizar a necessidade da relação amorosa por si só, sem grande truques, sem grandes adereços o filme funciona de forma simples, com personagens qb para as necessidades do filme. Numa historia sempre muito mais emotiva do que comica, ja que isso ficou a cargo do estilo de humor discutivel de Wilson.
Confesso que Ditter tem nos ultimos tempos sabido tirar intensidade emocional dos seus filmes, criando imagens cliches mas que funcionam em termos emotivos no seu filme. Embora mais comercial mas menor intenso do que no seu filme anterior tem ganho algum protagonismo num registo de dificil forma, e de aceitação.
No cast existe pouco risco Johnson esta em termos de imagem bem lançada depois do sucesso de 50 Sombras de Gray, aqui tem uma personagem semelhante onde funciona a sua sensualidade e o lado mais simples da atriz. Brie e Mann são feitas para este tipo de papel que cumprem sem qualquer dificuldade. Wilson e mais do mesmo, as personagens sao sempre iguais e o seu humor repetido.

O melhor - Alguma intensidade emocional do filme

O pior - Rebel Wilson e o seu humor de muito baixo nível.

Avaliação - C

No comments: