Tuesday, March 15, 2016

Remember

Nos ultimos anos temos assistido a uma maior visibilidade no cinema canadiano que pese embora ainda recentemente Denis Villeneuve tenha conseguido dar o salto oriundo deste cinema para hollywood. Este filme um pequeno thriller pese embora internamente, ou seja no Canadá tenha obtido avaliações positivas externaomente as coisas estiveram longe de tanto entusiasmo critico com uma mediania incapaz de impulsionar este filme para outros voos. Em termos comerciais como a maioria dos filmes fora do circuito de divulgação teve as dificuldades inerentes e acabou basicamente por não existir neste ponto.
Sobre o filme, confesso que nos primeiros dois terços do filme, pensei que estivesse perante uma ideia interessante ja utilizada em muitos outros filmes mas que ela iria acabar por tornar o filme demasiado simples, pragmatico sem toques de genialidade, que aparece na sua conclusão. Como todos os thrillers a ideia com que ficamos do resultado final do filme é a ultima e este filme, mesmo nao sendo uma surpresa total consegue surpreender com um final pouco expectavel e congruente com o filme em si.
São diversos os temas que o filme aborda de forma totalmente diferente a maior parte dos quais de uma forma superficial com os campos de concentraçao e mais que isso a demencia nos idosos. Mas o que o filme resulta e uma especie de memento dos pequeninos de uma personagem que fruto da idade acaba por se esquecer de muita coisa. E é na forma como o filme joga com este facto que tudo acaba por se tornar a nivel de entertenimento interessante, intenso e funcional.
E obvio que estamos longe do que por exemplo Nolan fez com Memento, pese embora a relaçao dos filmes seja notoria na forma como o filme utiliza a escrita como facilitador de memoria, e um filme que passa grande parte da sua duraçao adormecido numa simplicidade de processos pouco fascinante mas que arranca para um final intenso como deveria ser. Muitos poderao dizer que nao era facil tudo ocorrer como no filme acaba por acontecer, mas penso que o filme nunca pensou em ser um objeto realista mas sim um thriller de açao na terceira idade.
A historia fala de dois ex prisioneiros de um campo de concentração nazi que acabam por num Centro de Idosos planear a morte do chefe do campo responsavel pela morte da familia de ambos. A cargo ficara um dos idosos com problemas de memoria relacionado com a idade avançada.
O argumento inicialmente e muito simples, aos poucos a personagem vai interagindo com as diferentes possibilidades de ser o assassino da sua familia, acabando por resolver estas sequencias na minha opiniao de uma forma apressada. A forma como filme consegue se concluir, mesmo nao sendo um poço de originalidade acaba por ser no minimo surpeendente e isso num thriller é um trunfo irrefutável.
Em termos de realizaçao Egoyan tem sido um realizador de um circuito mais independente mas que tem lançado alguns filmes bastante interessantes e alguns dos quais mesmo polemicos. E um realizador que neste filme é simplista, dando a primazia as personagens e a forma fisica debilitada das mesmas, nao tem grande ambiçao num filme em que o argumento é o seu potencial.
Em termos de cast confesso muito interessante um actor na idade de Plummer ainda ter força para um papel tão disponivel como este, é o centro do filme e funciona, ao seu lado temos um Landau mais debilitado, e uma serie de actores de segundo plano que aparecem e desaparecem com as suas personagens. A valorizar principalmente por se tratar de um actor quase nos 90 anos a protagonizar um filme de acçao

O melhor - A conclusao e o climax do filme.

O pior - Começa demasiado simplista em processos de tentativa erro

Avaliação - B-

No comments: