Saturday, March 26, 2016

Batman Vs Superman: Dawn of Justice


O maior acontecimento agendado para o ano de 2016 em termos de Hollywood pelo menos em termos de mediatismo era este confronto entre dois dos maiores super herois do mundo da banda desenhada Batman Vs Super Homem, depois dos filmes independentes de cada um, a reunião era uma questão de tempo. Para este filme a expetativa era muito pese embora a escolha de Ben Afleck tinha sido bastante criticada. O filme estreou com os primeiros resultados a serem comercialmente muito interessantes dando pode a DC para o que vem a seguir. Em termos criticos as coisas correram bem piores com avaliaçoes que oscilam entre a mediania a o negativo o que pode ser bastante complicado de digerir para um filme como este.
Era conhecida a dificuldade deste filme resultar em pleno, principalmente porque os herois vem de filmes bem diferentes, se o lado fantasia e impossivel de dissociar de Superhomem, Nolan conseguiu tornar a historia do batman numa possibilidade e em algo actual, na melhor adaptaçao de um heroi ao cinema. Dai que obviamente e para os mundos conjugarem o filme tinha que ser mais Super Homem do que Batman e acaba por ser, ou seja temos muitos mais elementos fantasticos no filme, muito mais cenas de efeitos especiais interminaveis, maior dimensao mas menos argumento.
E pese embora o filme não perca muito tempo a definir esta Batman como não se dissociando da triologia de Nolan o certo e que o filme ate começa mais narrativo com a questao da forma como o Superhomem e visto pela positiva ou negativa. Contudo essa primeira hora de filme claramente mais complexa, mais politica mais forte da lugar na segunda fase e um espetaculo de efeitos especiais sem personagens sem grandes dialogos e filme torna-se mais vazio. Um dos pontos em que a DC perde obviamente para a Marvel e que os filmes sao menos completos em termos de entertenimento porque a quimica comica entre as personagens nunca existe nem e trabalhada.
No final fica a sensação que o filme poderia ser melhor, mais comico, e que será sempre menor quando comparado no essencial com o Universo Marvel, parace claramente mais vazio, falta quimica, falta historia a um filme que no final vale da forma mitica que personagens já tem, sejam elas as atuais ou as que se advinham que vao entrar e pouco mais, num filme que e um simples filme de acçao.
A historia divide Metropolis e Gotham por um rio, sendo que Bruce Wayne desconfia da verdadeira essencia de Super Homem, o que leva a um confornto entre ambos com objetivos parecidos, que vai ter de ser conjugado para combater um mal comum.
O argumento começa bem, onde a DC mais resultou foi na humanizaçao dos seus herois e do seu ambiente, e aqui o filme ate começa por ir para esse pondo com a disputa relativa a forma de ver o heroi, mas rapidamente se torna num filme de acçao e ai a falta de elementos como interaçao verbal entre personagens e valores comicos fazem com que o filme saia a perder contra os seus diretos competidores.
Snyder e o criador do novo super homem e foi a pessoa escolhida para dar vida a nova DC, se esteticamente e um realizador apurado por vezes parece exagerar em cor, em planos tornado os filmes mais quadros do que filmes, e ai parece que a historia fica limitada.
E no cast que o filme tem alguns dos seus maiores problemas, Cavill já tinha demonstrado no primeiro Super Homem que falta-lhe capacidade interpretativa, aqui e mesmo um boneco de cera, que faz com que a personagem seja um mito sem qualquer tipo de forma, ou que consiga sequer criar empatia com o publico e isso é muito culpa do actor e da sua construçao, ao seu lado um Afleck que tem o mesmo problema pese embora a sua personagem seja mais complexa, parece sempre um Batman de segundo plano, evidenciando nos momentos que requer mais intensidade interpretativa as dificuldades que sao conhecidas ao actor. Nas novas escolhas Eisenberg parace uma boa escolha principalmente no lado mais lunativo, Gadot tem uma personagem limitada que não dissipa as duvidas se a escolha não foi unica e exclusivamente estetica.

O melhor – A primeira hora de filme.

O pior – Quando o lado humano se acaba o filme fica com pouco mais que os efeitos para mostrar



Avaliação - C+

No comments: