Tuesday, March 22, 2016

The 5th Wave

Esta década poderá ser facilmente declarada como a década das aventuras juvenis em termos de adaptação ao cinema de obras literárias. Este ano e no sempre complicado mês de Janeiro surgiu este filme, que como muitos outros debruça sobre a tentativa de sobrevivência do seu grupo, contra a superioridade instalada. O filme pese embora tivesse alguns objectivos comerciais que acabou por obter principalmente nos terrenos fora dos EUA, foi um autêntico desastre critico com avaliações essencialmente negativas.
Sobre o filme podemos dizer que era óbvio principalmente depois dos sucessos de Harry Potter e Hunger Games, que iriam surgir diversos parentes pobres sobre a resistência e a luta de grupos de jovens, sendo que alguns obtiveram sucesso outros menos como o desastroso Ender's Game. Este e claramente um dos parentes pobres, com um vazio de argumento de personagens que basicamente quer colocar uma heroína na luta contra os vilões, neste caso um grupo de extra terrestres em forma humana.
Alias as falhas de produção são tantas que poderíamos perder quase uma manhã a numerá-las, como ferimentos que desaparecem, relações que crescem de forma repentina e deixam de interessar no minuto seguinte, enfim uma panóplia de como narrativamente não se deve fazer um filme principalmente quando se quer iniciar um franchising e ganhar adeptos. Eu não sei se o filme vai ter seguimento em face dos curtos resultados obtidos pelo filme, mas certo é que em termos de interesse e um filme que nunca consegue despertar esse interesse a nenhum dos seus espectadores.
E tudo não fica mais danoso porque e um filme que pouco ou nada arrisca, rapidamente define o lado bom e mau da diade, com fronteiras muito bem definidas, mas que nunca consegue atingir qualquer climax, o final aberto parece na minha opinião demasiado ambicioso para um filme que tem tão pouco a mostrar.
A historia fala de uma jovem que depois de ficar sem os seus pais depois de um ataque extraterrestre tenta encontrar o seu irmão que foi conduzido para um perímetro militar alegadamente controlado pelos resistência humana.
O argumento e um vazio, uma historia totalmente esteriotipada, pouco complexa, com diversos buracos narrativos, que em caso de desconhecimento do livro em si, nos faz pensar se o livro e assim tão básico ou se a adaptação limita a historia ao seu condimento mínimo, em termos de personagens, diálogos e valor narrativo.
J Blakeson tem aqui a sua primeira prova de fogo de grande estúdio e falha o filme não tem qualquer assinatura de criador, parecendo sempre um filme cansado sem rasgo sem intensidade, e mesmo nos efeitos parece sempre um filme demasiado poupado não só em termos artísticos mas mesmo na utilização
de meios.
No cast Moretz ja teve na minha opinião uma carreira mais sustentada, para uma actriz intensa e com alguma presença estética sofre por a sua personagem tem um âmbito reduzido, não lhe pedindo em momento algum qualquer recurso. Nos secundários a questão que se levante é o que faz Schreiber num filme como este.

O melhor - Os resultados podem impedir uma sequela

O pior - A forma como se pode pensar que uma história tão simples possa dar frutos

Avaliação - D+

No comments: